Comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O marketing em si, parte de uma base fundamental para a utilização de suas ferramentas e estratégias, a do comportamento do consumidor, pois é através dela que é possível criar e desenvolver através das ferramentas, formas para atingir e suprir as necessidades e desejos.
Karsaklian (2000, p.11) introduz que:
o consumidor é apenas uma parte do ser humano. Oconsumidor é uma parte de todos nós. E como todos nós, como todos os humanos, o consumidor tem lá suas motivações para a busca de determinadas ambições, para a conquista de determinados espaços, para a realização pessoal.

De maneira mais direta, Kotler (2000, p.182) define como “o campo de marketing que estuda como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos,serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.”
Cada consumidor tem um comportamento diferente na forma de agir e pensar. Da mesma forma que cada consumidor é levado a usar um tipo de produto. Dessa forma, surge a necessidade de analisar cada tipo de consumidor com seu perfil específico.
Para compreender o comportamento do consumidor, é preciso analisar asinfluências existentes no processo desse estudo, dessa forma Cobra (1992, p. 201 grifo nosso) explica que cada indivíduo recebe do meio ambiente uma série de influenciais, sendo elas:
a) As influências do meio ambiente físico – o lugar, as pessoas, as coisas, o clima, os costumes do ambiente etc.
b) As influências tecnológicas – as inovações tecnológicas que tornam obsoleta uma série de bens, asexpectativas de inovações tecnológicas que podem retardar a compra etc.
c) As influências econômicas – que podem estimular a compra, como a facilidade de crédito etc.; ou que podem inibir a compra, como as restrições de crédito; a inflação, que pode estar diminuindo o poder aquisitivo dos compradores etc.
d) As influências políticas – o sistema político vigente em um país poderá estimular o consumo decertos produtos e inibir o de outros.
e) As influências legais – normas, leis e regulamentos emanados dos poderes executivo, judiciário e legislativo podem inibir ou estimular o comprador e querer assistir ou comprar.
Na ilustração abaixo é possível entender melhor sobre as influências citadas acima.
I – O MEIO AMBIENTE

Meio ambiente Físico
Inovações Tecnológicas
FatoresEconômicos
Fatores Políticos
Fatores Legais


II – O INDIVÍDUO CONSUMIDOR
Consumidor

III – COMPORTAMENTO DE COMPRA
O Processo decisório de compra

Ilustração 3: Influência do meio ambiente sobre os indivíduos
Fonte: Adaptado de Cobra (1992, p. 202)
De acordo com Churchill e Peter (2000), o comportamento do consumidor busca entender o motivoque leva os consumidores a comprarem certos produtos e não outros e para isso os profissionais de marketing estudam os pensamentos, sentimentos e ações dos consumidores e as influências sobre eles que determinam mudanças.
O estudo do comportamento do consumidor procura entender profundamente o comportamento das pessoas, como: suas necessidades, motivações e desejos através da análise de uma sériede estímulos que o consumidor transmite. Schiffaman e Kakuk (2000, apud SAMARA E MORSCH 2005 p. 03) enfatiza que o comportamento do consumidor
É o estudo de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo,dinheiro, esforço) em itens relacionados ao consumo. O comportamento do consumidor engloba o estudo de o que compram, por que compram, onde compram, com quefrequência compram e com que frequência usam o que compram.
Mowen (2003, p.03) define o comportamento do consumidor como o estudo das unidades compradoras e dos processos de troca envolvidos na aquisição, no consumo e na disposição de mercadorias, serviços, experiências e ideias.
Entender o comportamento do consumidor é fundamental para obter o sucesso, pois é através dele que é possível...
tracking img