Comportamento animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Biociências

Departamento de Fisiologia

Disciplina: Comportamento Animal

Cuidado Parental

Componentes:

Daniella Gregório

Júlio César oliveira

Manuela Miguélia

Natal/RN

Resumo:

O trabalho tem como tema o comportamento de “cuidado parietal”. Ele foi dividido em duas partes: a primeira com um relatórioparcial e a segunda com o relatório final e a aula expositiva teorico-prática.

Na primeira parte do trabalho, foi elaborado um relatório parcial que consistiu em uma explanação breve com conceitos básicos sobre cuidado parental e também, o que seria utilizado na aula expositivo teórico - prática em materiais e métodos.

Na segunda parte, foi elaborado o relatório final contendo umplano de aula com os objetivos do trabalho, os materiais e metodologia utilizados na aula expositiva, o roteiro a ser seguido, os métodos avaliativos e um questionário para os alunos abrangendo o que foi exposto em sala de aula. E também uma aula teórica - prática onde, no primeiro momento, será usada a lousa, e posteriormente, a exibição de dois vídeos e um questionário junto com uma defesa sobreum tipo de cuidado parental para a aplicação de conhecimentos basais sobre o assunto.

Objetivo:

Familiarizar os alunos do ensino médio, com os problemas conceituais ligados ao comportamento parental, tendo como base para discussão a aula expositiva e a apresentação de vídeos em sala de aula, assim poder discutir a natureza das relações entre mãe/pai e filhos e relacionar provisão decuidado x sistema reprodutivo.

Conteúdo:

Cuidados parentais são as ações que um ou ambos os progenitores realizam para assegurar que os seus descendentes sobrevivam, aumente suas aptidões, até adquirirem características que lhes permitam sobreviver por si próprios e possa reproduzir-se.

Há uma diferença básica entre cuidado parental e investimento parental, este por sua vez é qualquercomportamento dos pais que aumenta a probabilidade de um filhote sobreviver, à custa da capacidade dos pais de gerarem outros filhotes, ou seja, investimento no próprio sucesso reprodutivo.

O cuidado parental apresenta – se através de duas formas cuidado direto onde indivíduos estão envolvidos com a alimentação, catação, carregamento, entre outros cuidados com a prole. Já o cuidado indireto que érepresentado por comportamentos mais difíceis de distinguir, por exemplo, vigilância contra predadores (animal sentinela), defesa de território e obtenção de alimentos (KLEIMAN e MALCOLM, 1981).

As espécies adotam diferentes tipos de estratégias com relação à sobrevivência e algumas delas apresentam pouco ou nenhum cuidado parental, tem muitos filhotes, de pequeno tamanho, com idadereprodutiva precoce, a maioria da prole morre jovem, adultos pequenos, são maus competidores (Estratégia r), enquanto outras possuem elevado cuidado parental, possuem poucos filhotes, de grande tamanho, com idade reprodutiva tardia, a maioria da prole sobrevive para reproduzir, são adultos grandes e bons competidores (Estratégia k). Em geral as espécies que apresentam cuidado parental tem um númeromenor de prole para investir mais em cada individuo e demonstram esse cuidados alimentando, protegendo,transportando e ensinando.

Apesar de representar um grande gasto energético para os progenitores o cuidado parental aumenta as chances de sobrevivências e a taxa de crescimento da prole, assim aumenta o sucesso reprodutivo dos pais. Esses cuidados são influenciados por alimentos, predação,competição intrassexual e experiências prévias. O tempo e a forma desses cuidados dependem de cada espécie, porém em geral o que determina o desertar da prole é a idade dos infantes, a qualidade, o tamanho da ninhada, dependência da prole e tempo sucessivo entre uma ninhada e outra.

As aves e algumas espécies de peixes, por exemplo, demonstram vários tipos de comportamento de cuidado...
tracking img