Familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNÇÕES DA FAMÍLIA
A família, átomo da sociedade civil, é a responsável pelo gerenciamento dos “interesses privados”, cujo bom andamento é fundamental para o vigor dos Estados e o progresso dahumanidade. Cabe-lhe um sem-número de funções. Elemento essencial da produção, ela segura o funcionamento econômico e a transmissão dos patrimônios. Como célula reprodutora, ela produz as crianças eproporciona-lhes uma primeira forma de socialização. Garantia da espécie, ela zela pela sua pureza e saúde. Cadinho da consciência nacional, ela transmite os valores simbólicos e a memória fundadora. É acriadora da cidadania e da civilidade.
QUESTÕES:
1. Com base nas informações do texto, enumere as funções da família esperadas pelo Estado.
R: 1 - Elemento essencial da produção – segura ofuncionamento econômico e a transmissão dos patrimônios.
2 - Célula reprodutora – produz as crianças.
3 - Garantia da espécie – zela pela pureza e saúde.
4 - Cadinho da consciêncianacional – transmite valores simbólicos e memória fundadora.

2. Qual o interesse do Estado no processo educacional, inclusive daquele que se efetiva no âmbito familiar?
R: Socialização, criação dacidadania e da civilidade.

A FAMÍLIA COLONIAL BRASILEIRA

A estrutura social estabelecida durante o século XVI no Brasil tornou-se, com variações, o padrão para o resto do período colonial.No topo da hierarquia estavam os homens brancos de ascendência portuguesa, tipicamente importantes proprietários de terras. Suas esposas ou filhas brancas estavam estritamente subordinadas a seusmaridos ou pais, os patriarcas. Tais famílias foram descritas pelo historiador Capistrano de Abreu como tendo um “pai taciturno, uma esposa obediente e filhos amedrontados”.
Desse modo, o BrasilColonial herdou a posição inferior que a sociedade portuguesa relegara às mulheres excluindo-as de qualquer papel público, estatal ou eclesiástico. Um decreto em particular dava poder ao marido para, no...
tracking img