Comportamente organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA Nº 3

PASSO 01
O trabalho em equipe dentro de uma organização é extremamente importante por diversos fatores. Citamos por exemplo pessoas com diferentes atribuições e qualidades que se equivalem, tais como, um colaborador lento, mas organizado, e um colaborador rápido, porém desorganizado. Embora todos tenham defeitos, o que não pode acontecer jamais, é que os defeitos sesobressaem em relação às qualidades, pois ninguém é perfeito, e devemos sempre manter o profissionalismo, pois mesmo um companheiro de equipe sendo “chato” ele tem experiências e conhecimentos diferentes, o que sempre é positivo para uma equipe, sendo que cada pessoa tem interpretação própria do que arbitrariamente considera ser certo ou errado, de acordo com a sua percepção.
Percepção é o processoatravés do qual as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas. Através da percepção as pessoas transformam as informações em respostas que envolvem sentimentos e ação, é um modo de formar impressões sobre si mesmo, sobre outra pessoa e sobre as experiências diárias da vida. Também constitui um filtro, através do qual a informação passa antes decausar efeito sobre a pessoa. É o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações do mundo que as rodeia, portanto, é uma ferramenta essencial para liderar.
O líder deve ser um modelo, pois é ele quem inspira e motiva sua equipe na caminhada ao sucesso. Liderar é se dedicar é colocar as pessoas certas nos lugares certos é essencialmente motivar e orientar o grupo em direçãoa determinados objetivos ou metas.
A motivação positiva de um líder ocorre quando as pessoas visam satisfazer um impulso, e termina quando existe a "obrigação" de cumprir algo que é imposto. Sendo assim motivação tem a ver com querer fazer, com vontade, com interesse, com iniciativa e isso depende mais de você do que dos outros. Ninguém será capaz de motivar alguém a aprender um idioma se elanão tiver interesse ou necessidade de aprender. Isto é um fato.
Porem uma equipe motivada e talentosa somente, não é o suficiente para obter o sucesso. Pois se ela não estiver bem informada, e se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana desse grupo. Dessa forma, a comunicação interna é algo prioritário que deve merecer grande atenção.Concluímos que um trabalho em equipe, comunicação, liderança, percepção e comunicação, são ferramentas essências para o sucesso de uma organização. Tudo tem que ser abrangente, afinal uma aérea depende da outra, e esse é um dos principais caminhos para o sucesso.


PASSO 02
O texto “Trabalho em Equipe” mostra o caminho que um grupo deve seguir para se tornar uma equipe; como agir,como pensar, e o que falar. Nele vemos que uma equipe de sucesso precisa pensar no impacto que suas ações terão, sendo que o líder é aquele que deve conhecer o caminho das pedras para orientar da melhor forma possível a sua equipe.
E a parte “Teórica do PLT” mostra a parte técnica; as características que a equipe deve possuir e a diferença entre grupo e grupo psicológico, onde o Grupo é umaglomerado de indivíduos sem objetivos comuns e um Grupo Psicológico ou Equipe são indivíduos que trabalham juntos com objetivos em comum. Existem cinco tipos básicos de equipes:
* Equipes Funcionais – são pessoas que trabalham diariamente com outras.
* Equipes Resolutórias de Problemas: Trabalham em conjunto para resolver problemas específicos referente à sua aérea.
* Equipes Cross-Funcionais:juntam pessoas de diferentes aéreas e conhecimentos para resolverem problemas que possa afetar a todos.
* Equipes Auto-Gerenciadas: trabalham juntos para criar um determinado produto e/ou serviço.
* Equipe Virtual: com ajuda da tecnologia trabalham juntos mesmo estando em lugar diferentes, estando envolvidos em um ou mais projetos.


ETAPA Nº 4

Passo 01
O sucesso de uma organização,...
tracking img