Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instalações e equipamentos

Pé direito

Em todas as seções industriais o pé direito mínimo exigível será de 4,0 metros, com tolerância até 3,0 metros nas dependências abertas e em dependência sob temperatura controlada. Nas câmaras frias esta altura poderá ser reduzida para até 2,5 metros.


Teto

O teto deverá ser de laje, concreto ou alumínio. Quando a estrutura desustentação estiver exposta, deverá ser metálica.
Quando o teto não atender as especificações prevista neste item, será obrigatório o uso de forro de laje, pré-alumínio ou plástico rígido.
Proíbe-se o uso de pintura descamável.


Piso

O piso deverá ser impermeável, resistente a impactos, a ácidos e álcalis, antiderrapante e de fácil limpeza. O rejunte deverá obedecer às mesmascondições do piso.
Recomendam-se preferencialmente pisos dos tipos“Gressit” ou “Korodur”, que deverão ser colocados com declividade mínima de 2% em relação aos ralos ou canaletas.


Paredes, portas e janelas

As paredes em alvenaria deverão ser impermeabilizadas até a altura mínima de 2,0 metros, com azulejos ou similares de cor clara.
As portas deverão ser metálicas, permitindo umafácil higienização. Nas câmaras frigoríficas deverão Sr de aço-inoxidável ou fibra de vidro.
As janelas serão de caixilhos metálicos instalados no mínimo a 2,0 metros do piso. Os peitoris deverão ser inclinados e azulejados. É obrigatório o uso de tela milimétrica a prova de insetos em todas as janelas.


Abastecimento de água

A fonte deverá assegurar vazão suficiente para ostrabalhos industriais.
A água utilizada deverá apresentar, obrigatoriamente, as características de portabilidade específicas no Regulamento do RIISPOA.


Rede de esgotos

A rede de esgotos constará de canaletas ou ralos sifonados. Nas câmaras-frias não será permitido qualquer tipo de ralo ou canaleta.
Não será permitido o deságüe direto das águas residuais na superfície do terreno.No seu tratamento deverão ser observadas as prescrições estabelecidas pelo órgão competente.
A rede de esgotos provenientes das instalações sanitárias e vestiários serão independentes daquela oriunda das dependências industriais.


Natureza do material dos equipamentos

A natureza do material empregado será de aço inoxidável, ou outros aprovados pelo SIF.
Os latões para transportee leite poderão ser de aço inoxidável, alumínio, ferro estanhado, plástico ou outros materiais aprovados pelo SIF.





Anexos e outras instalações

Sede da Inspeção Federal

A sede da Inspeção Federal deverá ser construída separada de qualquer outra dependência, permitindo-se sua instalação no prédio administrativo desde que disponha de acesso exclusivo. As suas instalaçõescompreenderão o gabinete do inspetor, vestiário e sanitário.


Vestiários, sanitários/banheiros

Estas dependências deverão ser localizadas separadas do bloco industrial de forma adequada à racionalização do fluxo de operários. Estarão dimensionadas de acordo com o número de funcionários, obedecida a proporção de 1 lavatório, sanitário e chuveiro para cada quinze operários do sexofeminino ou para cada 20 operários do sexo masculino.


Refeitório

O estabelecimento deverá dispor de refeitório instalado em local próprio e dimensionado em função do número de operários, proibindo-se as refeições nos locais onde se desenvolvam trabalhos industriais.


Almoxarifado

O almoxarifado deverá ser localizado fora do corpo industrial. Será destinado à guardados materiais de uso geral da indústria.


Caldeira

A caldeira deverá ser instalada em prédio específico, deverá manter afastamento mínimo de três metros em relação a outras construções. Quando alimentada a lenha, esta terá que ser depositada em local adequado de modo a não prejudicar a higiene do estabelecimento.


Escritório

O escritório deverá estar localizado...
tracking img