Componentes patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 BENS – CONCEITO 4
2.1.1 BENS – MATERIAIS (TANGÍVEIS) 4
2.1.2 BENS – IMATERIAIS (INTANGÍVEIS) 5
2.2 DIREITOS - CONCEITO 5
2.2.1 DIREITOS – CRÉDITO DE FUNCIONAMENTO 5
2.2.2 DIREITOS – CRÉDITO DE FINANCIAMENTO 5
2.3 OBRIGAÇÕES – CONCEITO 5
2.3.1 OBRIGAÇÕES – DÉBITOS DE FUNCIONAMENTO 6
2.3.2OBRIGAÇÕES – DÉBITOS DE FINANCIAMENTO 6
2.4 PATRIMÔNIO LIQUIDO 6
2.4.1 CAPITAL 6
2.4.2 RESERVAS 6
2.4.3 LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS 7
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 8
3.1 EXEMPLO DE QUADRO I 8
3.2 EXEMPLO DE QUADRO II...........................................................................9
3.3 EXEMPLO DE QUADRO III 9
4 CONCLUSÃO 10REFERÊNCIAS......................................................................................................... 11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar resumidamente conceitos, objetivos e finalidades dos componentes patrimoniais.
A função fundamental da Contabilidade é prover os usuários dos demonstrativos financeiros com informações que os ajudarão atomar decisões. Sem dúvida, tem havido mudanças substanciais nos tipos de usuários e nas formas de informação que têm procurado.
Devido à globalização, o profissional contábil de hoje deve ser muito mais que um simples contador, ele deve saber fornecer as informações necessárias para os gestores, para a tomada de decisão.

DESENVOLVIMENTO

O patrimônio como um conjunto de bens,direitos e obrigações vinculados a uma pessoa ou a uma entidade. Podemos ainda defini-lo como conjunto de bens econômicos, ou conjunto de bens com fim específico. Necessário se faz, também, para conceituação do que seja bem, estabelecer a distinção entre coisa, bem e riqueza.
Coisa é o que simplesmente existe na natureza, independente da vontade e da
intervenção do homem.
Bem, parasatisfazer suas necessidades, o homem utiliza-se das coisas, transformando-as em bens.
Riqueza é tudo o que é útil, limitado, material e apropriável.

BENS + DIREITOS – OBRIGAÇÕES = RIQUEZA LIQUIDA

Em contabilidade, portanto a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui asobrigações a serem pagas. (MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2004).

1 BENS – CONCEITO

São coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de
avaliação econômica.

Os bens são parte o patrimônio que demanda mais controle, principalmente os bens comercializáveis, os estoques de produtos e mercadorias,pois o resultado da empresa depende de um bom sistema de controle. (COSTA, José Manuel da. Contabilidade Básica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.)

1 BENS – MATERIAIS (TANGÍVEIS)

Como bens materiais, podemos citar imóveis, móveis, máquinas, mercadorias etc. Têm existência física, existem como coisa ou objeto.

2 BENS – IMATERIAIS (INTANGÍVEIS)

Como imateriais, oscréditos (valores a receber de terceiros), marcas, patentes etc. Não possuem existência física, porém representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos da empresa.

2 DIREITOS - CONCEITO

Valores de propriedade da entidade que se encontram em posse de terceiros. Alguns exemplos de direitos são: duplicatas a receber, clientes, contas a receber, dinheiro depositado nobanco, aplicações financeiras, etc.

1 DIREITOS – CRÉDITO DE FUNCIONAMENTO

São valores a receber, oriundos da atividade operacional da empresa, podendo ser uma duplicata ou conta a receber; um imposto a ser recuperado; um adiantamento feito pela empresa a seu empregado; um adiantamento de salário a ser compensada quando ocorrer a data efetiva do pagamento. São direitos de curto prazo....
tracking img