Componentes patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O Patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações que possam ser avaliados economicamente.
È através dos Componentes Patrimoniais que podemos analisar e informar por meio derelatórios os recursos e necessidades de uma determinada entidade, facilitando assim a tomada de decisões pelos usuários.

2 DESENVOLVIMENTO
Conta é o termo técnico dado aos componentes patrimoniais,compreendidos por Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Liquido e aos elementos de resultados, compreendidos por Despesas e Receitas.
É através dos componentes que a contabilidade conseguedesenvolver o seu papel. Por isso eles devem ser tratados adequadamente pelos contadores e administradores. Todas as movimentações que ocorrem numa organização, tais como as compras, as vendas, os pagamentos,os recebimentos, devem ser registradas em livros próprios através das contas.
2.1 BENS
São coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. São todos oselementos materiais e imateriais que integram um patrimônio.
a) Bens Materiais - Podem ser tocados e são visíveis, ou seja, tem existência física. Dividem-se em bens numerários, bens de venda, bensfixos ou imobilizados, bens de renda e bens de consumo;
b) Bens Imateriais – São Bens que não possuem existência física. Embora não sejam visíveis ou palpáveis, também podem ser traduzidos em moedas.Um Programa de computador, por exemplo, o importante não é o meio que o contém, e sim a produção intelectual de quem criou o programa.
2.2 DIREITOS
São Bens de nossa propriedade que se encontram empoder de terceiros, valores a receber ou a recuperar que são representados por títulos e documentos.
2.3 OBRIGAÇÕES
As Obrigações representam contas a pagar ou a compensar assumidas pelas entidades,valores a serem desembolsados. São bens de terceiros que se encontram em nosso poder:
a) Débitos de Funcionamento – São obrigações assumidas a curto prazo(não há cobrança de juros), originadas...
tracking img