Componentes estruturais da celula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O trabalho tem o propósito de prover uma avaliação dos componentes estruturais básicos de células vivas.
A compreensão da estrutura celular é um dos primeiros passos para compreenderas interações celulares complexas que dirigem e produzem a vida.





















Componentes estruturais da célula animal e suas Funções
A célula animal costuma serarredondada ou achatada, sem ângulos acentuados, revelando ausência de grandes vacúolos, bem como de parede celular.
A maior parte dos orgânulos intracelulares é delimitada por membranas lipoprotéicas.São os orgânulos membranosos como o retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias, cloroplastos, lisossomos e núcleo que, juntamente com a membrana plasmática, formam o sistema de membranasda célula.
Alguns poucos orgânulos não são delimitados por membranas como os ribossomos, centríolos e cromossomos que formam o sistema não-membranoso.

Ribossomas: São grânulos de ácidoribonucleico e proteína de tamanho variável que se encontram livres no citoplasma, e que por vezes se reúnem em estruturas parecidas com um colar a que se dá o nome de polissomas; é no seuinterior que durante a síntese das proteínas, se verifica o encadeamento dos aminoácidos segundo uma determinada sequência. Principal função é auxiliar na síntese protéica.

Retículo Endoplasmático liso:Principal função é de síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e esteroides.
Não possuem ribossomos aderidos e são bastante desenvolvido em células hepáticas e em células de gônadas, que produzem oshormônios sexuais.
Retículo Endoplasmático rugoso: É chamado também de retículo endoplasmático granuloso, atua na produção de certas proteínas celulares.
Possui em sua superfície ribossomos, o quelhes confere o aspecto granuloso e participam também, no transporte dessas proteínas através do citoplasma
Lissomos: Possuem em seu interior grande quantidade de enzimas que realizam a digestão...
tracking img