Celula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de biologia e bioquímica e tem como objectivo fulcral focar a importância da célula no organismo dos seres vivos.
Pretende-se transmitir, como base de partida, os conceitos fundamentais da célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos, para tal compreensão foram abordados no decorrer do trabalho dados fundamentaissobre os diferentes tipos de células, as suas dimensões e a microscópica organização estrutural.

2.
A célula
A Célula é a unidade fundamental dos seres vivos, capaz de atuar de maneira autónoma, ela é capaz de sintetizar os seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. Todos os seres vivos são compostos por esta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas unicelulares, atéaos mais complexos.
A célula foi descoberta em 1665 pelo inglês Robert Hooke. O cientista utilizou o termo célula para designar as pequenas cavidades de um pedaço de cortiça – tecido vegetal morto – observadas por ele com um microscópio. Os microscópios de maior resolução permitiram novos avanços no estudo das células: entre 1838 e 1839, o botânico Matthias J. Schleiden e o fisiologista TheodorSchwann concluem que tanto os animais quanto os vegetais são constituídos por células.
Os conhecimentos resultantes da observação microscópica permitiram a formulação da teoria celular, ou seja, a célula é a unidade estrutural básica de todos os seres vivos.
Actualmente a teoria celular assenta nas seguintes generalizações:
* A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seresvivos;
* Todas as células provem de outras preexistentes;
* A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade de todos os seres vivos.
3.1. As Dimensões das Células

A grande maioria ou quase totalidade das células tem dimensões microscópicas, medidas em micrómetros. Existem, porém, células macroscópicas como por exemplo a gema do ovo, estas são medidasem centímetros (cm).

1 µm (micrómetro) = 0,001 mm (1 milésimo de milímetro)

1 nm (nanómetro) = 0,000 001 mm (1 milionésimo de milímetro)

1 Å (Ångström) = 0,000 000 1 mm (1 décimo milionésimo de milímetro)

3. Organização celular

4.2. Organização biológica
Os seres vivos apresentam diferentes níveis de organização celular. A matéria é constituída por átomos que se associam,formando moléculas. Da interacção de moléculas complexas resultam estruturas macromoleculares que, no seu conjunto constituem a célula.
Existem seres vivos constituídos por uma única célula e seres vivos constituídos por varias células que podemos designar por:

* Organismos unicelulares- São compostos por uma única célula, capaz de realizar todas as funções vitais.

* Organismosmulticelulares- São compostos por varias células, por vezes organizadas em tecidos diferenciados e especializadas em diversas funções.
Nestes últimos a organização é mais complexa. As células semelhantes encontram-se agrupadas em tecidos. Vários tecidos associam-se e formam órgãos, diferentes órgãos associam-se e realizam em conjunto determinadas funções, constituindo os sistemas de órgãos. Osdiversos sistemas de órgãos cooperam entre si constituindo um organismo.
O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habita numa determinada região e num determinado período de tempo constitui uma população. O conjunto de populações diferentes que coabitam numa determinada região e que interactuam entre si constitui uma comunidade. As relações entre a comunidade e o ambiente formam osecossistemas. Finalmente, o conjunto de todos os ecossistemas da Terra constitui a biosfera.(fig.1)
Fig.1- Níveis de organização biológica

4.3. Organização estrutural

As células apresentam uma grande diversidade morfológica e fisiológica.
De acordo com a sua organização estrutural, as células podem ser agrupadas em duas grandes categorias: Células Procariontes, Células Eucariontes.
* As...
tracking img