Logistca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnico de Logística





Apostila
Administração Empresarial
Parte II









Professor: Valdemir



CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO


Na logística de distribuição estão inseridos os serviços prestados pelos diversos canais de distribuição, estes assumem funções variadas que podem ser divididas em três grandes categorias: transacionais, logísticas e de facilitação.Na função transacional estão inseridas as atividades de compra, venda e os riscos assumidos pelo canal. Caracterizam-se na compra e promoção de produtos com a finalidade de revendê-los e assumir os riscos de propriedade de bens que possam ser danificados, alterados ou serem substituídos por similares e ainda se tornar obsoletos.
A função logística abrange as questões de concentraçãodos bens, o armazenamento, a organização dos diversos itens e a distribuição física. Nessa parte das funções dos canais estão concentradas a armazenagem, a movimentação, a separação e a distribuição dos bens de acordo com as necessidades dos clientes, acabam-se assumindo estoques para o melhor atendimento do cliente.
A função de facilitação é oferecer ao mercado formas para que este possaadquirir as mercadorias de acordo com as suas necessidades, assumindo riscos econômicos e financeiros, além disso, ainda cabe ao canal fornecer retorno, ao fabricante ou produtor, de informações advindas do mercado de forma a buscar melhorias no processo.
São três as estratégias de distribuição que podem ser adotadas por um fabricante qualquer, de acordo com a política de marketing e a formacomo este quer atingir o seu consumidor, conforme formas de distribuição a seguir:
a) A distribuição intensiva: muito usada por empresas como a Coca Cola, onde os produtos são distribuídos no maior número possível de pontos de venda a fim de que o consumidor o encontre com uma enorme facilidade.
b) A distribuição exclusiva: caracterizada pela prática do fabricante em intencionalmenterestringir a venda de seu produto a poucos canais sob a forma de especialistas, pode-se citar como exemplo a representação de carros importados. Isso acontece quando o produto requer um trabalho especializado de venda, com isso os fabricantes cedem aos distribuidores ou varejistas a comercialização exclusiva em região fechada.
c) A distribuição seletiva: fica entre a intensiva e a exclusiva, poisabrange um número razoável de representantes que possuem em geral redes de lojas, exemplo disso são as lojas de eletrodomésticos que possuem as mais variadas marcas, para o fabricante são poucos clientes, mas com uma grande cobertura de mercado, desta forma o produto fica bem distribuído.


CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO


Os canais de distribuição definem-se sob um complexo de empresasencarregadas de levar o produto ou serviço, no momento e nas quantidades certas, para o local onde o consumidor se encontra com a disposição e o dinheiro para consumi-lo.

Funções do canal de distribuição na intermediação entre o produtor ou o fabricante até o consumidor:

a) A promoção: atuar de forma dinâmica nas promoções e divulgações sobre determinado produto ou campanha com ointuito de realizar ganhos de demanda;

b) O contato: fazer a busca constante de novos e velhos potenciais compradores do produto por eles distribuídos;

c) A adaptação: atuar na necessidade do cliente, em dados momentos, até alterando a característica original do produto em apresentação e embalagem, de forma a atender as expectativas do cliente;

d) A negociação: cabe ao canalencontrar a melhor forma de transferir a mercadoria de seu poder para seu cliente de forma que este também possa ter o mesmo sucesso em revender esse produto para o consumidor ou seu cliente;

e) A distribuição física: é a atividade de armazenar e movimentar as mercadorias para o local desejado para a venda;

f) Os riscos: a partir do momento em que o canal assume os riscos a ele atribuídos,...
tracking img