Quaetionario de logistca reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1
A respeito da reintegração de materiais ao ciclo produtivo, analise as informações a seguir:

I. A reintegração de materiais ao ciclo produtivo de uma empresa refere-se à substituição das matérias-primas originais, ou seja, novas, por materiais reciclados.
II. Entre as vantagens observadas nesse tipo de reintegração, podemos citar menor preço na aquisição de material, obtenção desubsídios especiais e melhoria da imagem da empresa.
III. O que se observa é a falta de garantias quanto à suficiência de matérias-primas recicladas disponibilizadas no mercado.
IV. Embora existam muitos materiais com propriedades de reutilização, os canais reversos ainda não se encontram adequadamente estruturados para captá-los em sua totalidade.

2
A respeito dos fluxos diretos e reversos,analise as seguintes afirmativas e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):

I. O desequilíbrio entre os fluxos diretos e reversos é extremamente nocivo para o ambiente e sociedade, pois algumas das consequências observáveis são a poluição e o desperdício de matérias-primas.
II. A mensuração das quantidades de fluxos diretos e reversos é complexa, uma vez que a quantificação de materialacumulado decorre de um processo diferente do usado na quantificação do material produzido ao longo de determinado período.
III o índice de reciclagem dos componentes de bem durável ainda é pouco empregado nas organizações.
IV. Para se estabelecer uma comparação entre os fluxos diretos e reversos, é preciso considerar as características do bem e o período analisado.

3
A respeito do graude ocorrência das atividades de desmanche, reciclagem e reuso, analise as afirmativas a seguir:

I. A maior ou menor incidência dessas atividades está diretamente relacionada ao tipo de produto.
II. Os hábitos de consumo das pessoas e a legislação em vigor de determinada localidade são alguns dos condicionantes que podem interferir no nível de incidência dessas atividades.
III. Ainda que umalto índice de desenvolvimento econômico possa incentivar tais práticas, essas atividades não são uma exclusividade dos países ricos.
IV. O desmanche, a reciclagem e o reuso são práticas realizadas após o consumo ou uso de um produto.

4
Leia o fragmento de notícia a seguir:

UM A CADA QUATRO SACOS DE LIXO VAI PARA LOCAL IMPRÓPRIO EM SÃO PAULO

Enquanto as discussões mais avançadas sobrea destinação do lixo se concentram na reciclagem, um em cada quatro sacos de lixo residencial coletados em São Paulo vai parar em local inadequado [...], além dos lixões a céu aberto, vários aterros precários espalhados pelo Estado contaminam o ambiente e são fonte de risco à saúde da população. [...]
FOLHA.COM. Um a cada quatro sacos de lixo vai para local impróprio em São Paulo. Disponível em:. Acesso em: 3 nov. 2010.

O fragmento de texto, ao citar o problema de saneamento básico observado no Estado de São Paulo no que diz respeito à destinação do lixo residencial, aponta duas sérias consequências geradas. Valendo-se do texto e com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:

I. ao contrário do que afirma, nos aterros sanitários, o material descartado é recobertoem camadas e neles há sistemas próprios para o escoamento de líquidos e emanação dos gases.
II. Em razão do rápido crescimento das cidades, os governos têm como desafio manter adequados locais de disposição de lixo residencial próximos da região urbana visando conseguir baixos custos logísticos de coleta de lixo.
III. Além dos prejuízos citados no texto, os lixões não permitem umaproveitamento adequado dos materiais depositados, visto que não há nenhum tipo de seleção ou classificação prévia.
IV. Nos lixões, como todo o tipo de lixo é depositado, o único modo de seleção de materiais observável é a coleta realizada pelos catadores, que usam esses depósitos como meio de sobrevivência.

5
Relacione corretamente a primeira coluna com a segunda, de acordo com as informações...
tracking img