O pecado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é pecado

Uma das palavras do Novo Testamento para pecado é “hamartia” que significa “errar o alvo” por isso “carecer” da glória de Deus (Rm 3.23, RA). Exprimindo o pensamento de que toda transgressão é um fracasso quanto à maneira que Deus quer que os seus filhos vivam; portanto ter fracassado no cumprimento do propósito para o qual Deus nos criou.
A verdade é que o pecado, comodefinido nas traduções originais da Bíblia, significa "não atingir a marca". A marca, neste caso, é o padrão de perfeição estabelecido por Deus e vivido por Jesus. Avaliados neste contexto, é evidente que todos nós somos pecadores.

Definição teológica de pecado

No livro Manual de Teologia Sistemática (Editora Vida), o teólogo e escritor Wayne Grudem, propõe a seguinte definição de pecado: Pecado édeixar de se conformar à lei moral de Deus, seja em ato, seja em atitude, seja em natureza. Dois pontos muito positivos dessa definição é que, segundo o escritor: 1) o pecado deve ser definido em relação a Deus e à sua lei moral; 2) o pecado não implica apenas em atos pecaminosos (Ex 20.3-16), mas também em atitudes pecaminosas (Ex 20.17; Mt 5.22,28) e em nossa natureza pecaminosa (Rm 5.8; Ef2.3).
Outra maneira de definir o que é o pecado, está relacionada à criação do homem. Se o homem foi criado por Deus, à sua própria imagem e semelhança, isto é, com o sublime propósito de refletir e representar Deus na criação, uma ótima definição de pecado seria: Pecado é tudo o que não reflete a natureza de Deus no homem. Anthony Hoekema escreveu: O pecado é um modo perverso deusar as faculdades que Deus deu ao Homem para que fosse sua imagem.
Para asseverar tal declaração ele cita C. S. Lewis: Continua Deus falando quando um mentiroso fala? Em determinado sentido, praticamente sim. Sem Deus, ele não poderia sequer falar … E de fato, o único modo pelo qual eu posso tornar real para mim mesmo o que a teologia ensina sobre a hediondez do pecado, é lembrar que cada pecadoé a distorção de uma energia soprada em nós.... Envenenamos o vinho ao mesmo tempo em que ele o decanta para nós; matamos uma melodia que ele tocaria tendo a nós como instrumentos. Fazemos uma caricatura do auto-retrato que ele pintaria. Por causa disso, todo pecado, qualquer coisa que seja, além disso, é um sacrilégio.
Considerando o pecado do ponto de vista prático temos que ponderar sobre ofato que agir contrario ou desviado do que Deus quer de nós é pecado; “matar” quando Ele diz “não matarás”(Ex 20.13, RA) por exemplo. Pensando nisso podemos entender porque a Bíblia nos diz tantas vezes NÃO. Por outro lado se desviar-se, no sentido objetivo, do que Deus quer é pecado, a inércia no praticar esse querer também é, “aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz nisso está pecando”(Tg4.17, RA). Então só nos resta ficarmos com o conselho das Escrituras quando nos dizem: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena.... Agora, porém, despojai-vos, igualmente de … e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”(Cl 3. 5-10).

Definição devocional de pecado
O pecado sai de dentro de nós. A Bíblia diz em Marcos7:20-23 “E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.”Ninguém é melhor que os outros porque todospecamos.

Definições bíblicas de pecado
Existem pelo menos oito palavras básicas usadas para descrever o pecado no AT e doze palavras no NT. Vejamos algumas das passagens bíblicas que tratam do assunto:

NO ANTIGO TESTAMENTO
-------------------------------------------------
• Errar o alvo: Ex 20.20; Jz 20.16; Pv 19.2.
-------------------------------------------------
• Rebelar-se:...
tracking img