Complexidade do viver coletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Complexidade do viver coletivo

Para discorrer sobre o viver coletivo, precisaremos antes refletir o indivíduo e como ele se forma.
A personalidade é algo tão complexo que não existe consensosobre ela. Há diversas teorias como a psicodinâmica (onde a personalidade é uma organização dinâmica), a cognitiva (em que as características do indivíduo são constituídas racionalmente pelo própriosujeito), a comportamental (onde a personalidade é expressa pelo comportamento observável) e a Rogeriana ou da fenomenologia (onde a personalidade é um processo sempre em formação). O que diferenciaestas teorias é o peso dos determinantes externos (sociais, culturais, históricos, ideológicos) ou internos (pulsões, instintos, características herdadas).
Estes determinantes externos são base para oestudo da Psicologia Social, que deve ser interdisciplinar, já que os determinantes internos (medos, desejos, ambições, necessidades, vaidades) são projetados no externo, contribuindo para sua formação,e esse mundo social influencia nossa estrutura pessoal, criando um ciclo constante.
indivíduo e a sociedade interagem e não se isolam. Segundo Marx, o homem é no sentido mais literal, um zoonpolitikon, não só animal social, mas animal que só pode isolar-se em sociedade.
Jean Jacques Rousseau, desenvolveu a idéia de que a sociedade deve ser regida por um contrato social, em que cada indivíduorenuncia algo de si em prol do bem comum. A partir daí Rousseau prescreveu a maneira de se constituir a sociedade, onde o todo seja contemplado e os diretos dos cidadãos defendidos. Logo, cadasociedade tem o seu contrato específico, baseado em sua cultura, valores, governança e etc.
E conforme descrito na bandeira nacional brasileira, a sociedade precisa de ordem para garantir o progresso.
Poristo tudo, percebe-se que os limites entre o social e o psíquico se confundem, se fundem e nos confundem. Pela complexidade é um tema que não se esgota, sendo ainda mais dinâmico com o intercambio...
tracking img