Forca e toque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

SISTEMAS INTEGRADOS DIGITAIS















TRABALHO DE FORÇA E TORQUE









Nome: RA:– 4º SEMESTRE

Nome: RA:

Nome: RA:

PROF.:EMERSON







SÃO BERNARDO DO CAMPO

SETEMBRO DE 2012



Força e Torque

Força é uma medida da interação entre corpos. Diversas formas de força podem ser encontradas na natureza, tais como forças atômicas, eletromagnéticas e gravitacionais, entre outras. A força é uma grandeza vetorial, sendo definida por magnitude e direção.

Pelo sistema internacional, a unidade de força é newton(N) e é definida como a unidade de força que fornece à massa de 1 kg uma aceleração de 1 m/s2 . Não é conveniente, na prática, produzir uma aceleração esta aceleração de 1m/s2 à uma massa de 1 kg para realizar o padrão de força de 1 N, usando assim o artifício de massas conhecidas que quando sujeitas à força gravitacional local, resultam em forças conhecidas. A máquina para realizar tal experimentoé a máquina de peso morto.

Torque é uma medida de quanto a força atuando sobre um objeto resulta em uma rotação no mesmo. Em outras palavras podemos dizer que torque é o produto vetorial entre a distância do ponto do eixo de rotação ao ponto de aplicação da força e a força aplicada (equação 1). As variáveis podem ser vistas na figura 1.

[pic]
Torque

Segundo o sistema internacional aunidade de torque é newton-metro (N.m). O torque também é uma grandeza vetorial, definida pela magnitude e direção.

Transdutores Elétricos de Força

Um sistema de medição de força é geralmente composto por um transdutor e a correspondente instrumentação necessária para ler a mudança no mesmo. Na prática “um transdutor de força” é uma cadeia de vários transdutores, por exemplo, a força atua sobreum cilindro de metal que é comprimido, a mudança nas dimensões vai alterar a resistência elétrica dos extensômetros colocados na superfície do cilindro e a instrumentação mede esta mudança de resistência.

O cilindro, neste caso, é considerado o elemento elástico, mas muitos outros tipos de elementos elásticos ou combinações deles podem ser utilizados. A aplicação da força no elemento elásticocausa uma deflexão e esta deflexão é então sentida pelo transdutor secundário que converte isto em uma saída. Esta saída pode ser na forma de um sinal elétrico como no caso de extensômetros de resistência conectados em ponte de Wheatstone ou indicações mecânicas no caso de anéis de prova. Neste trabalho iremos explorar somente os transdutores elétricos.

A classe de transdutores elétricos de forçaestá intensamente ligada a extensômetros resistivos e materiais piezoelétricos, por sua viabilidade comercial e outras boas características, que

Sensores de torque

Os sensores são equipamentos que alteram seu comportamento, quando há percepção de alteração de uma grandeza física, podendo emitir sinais elétricos diretamente ou indiretamente indicando esta grandeza. Os sensores que sãocapazes de emitir sinais de forma direta, também podem ser chamados de transdutores, os que enviam indiretamente, conseguem isto, alterando suas características, como resistência, indutância ou capacitância. Um sensor de torque mede a quantidade de força rotacional em componentes mecânicos. As medições são transmitidas aos operadores ou sistemas de controle para que as máquinas possam funcionarcorretamente, de acordo com o bom funcionamento dos motores.

























No sensor, uma mola de metal está ligada a um medidor de tensão, que é afetado pelo sensor de torque que é exposto na aplicação. A tensão é gerada com base na quantidade de torque que existe. Um transdutor de torque é normalmente classificado como um sensor de rotação ou de reação, e suas...
tracking img