Competencias comportamentais do auditor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Estácio Atual
MBA em Auditoria Fiscal e Tributária
Marnilza Borges Briglia.

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS

O aprendizado para a humanidade sempre exerceu importante papel no que diz respeito ao desenvolvimento dos povos, seja ele social, profissional e em todas as outras áreas da dinâmica do ser humano. Aprender sempre é o que mais impede que nos tornemosprisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar. Temos um “defeito” natural que acaba por se tornar nossa maior vantagem: não nascemos sabendo.
A nova ordem do momento, exige do individuo, que ele saiba cada vez mais lhe dar com as mudanças rápidas que ocorrem em sua volta.
O desenvolvimento da tecnologia, seja no campo da telecomunicação, seja na informática, tem imposto umritmo acelerado no cotidiano das pessoas.A busca pelo conhecimento, pelo aprendizado, passa a ser, fator importante para indivíduos e organizações, por isso,já mais devemos imaginar que nada mais precisamos aprender, ou que não têm mais idade para aprender, isto desumaniza e ao mesmo tempo, torna frágil a principal habilidade humana: a audácia de escapar daquilo que parece não ter saída.

Atéalgum tempo atrás, a competência era entendida como algo individual; agora é preciso pensar que, em um grupo, equipe ou instituição, se alguém perde ou diminui a sua competência, todos no grupo a perdem ou diminuem.Cada vez mais as organizações percebem o valor de seus funcionários, denominando-os colaboradores, é uma grandiosa mudança de paradigmas, o que antes era descartável, agora passou a serdeterminante, descobri-se que o homem enquanto funcionário pode pensar, mais do que isso, descobriu-se que ele gera conhecimento.
È necessária a criação de um ambiente educativo, um ambiente pedagógico, no qual caiba a possibilidade de as pessoas se ensinarem e aprenderem ao mesmo tempo umas com as outras. Nessas organizações, devem imperar dois princípios: “quem sabe reparte” e “quem não sabe,procura”. Daí o desafio da capacidade de sermos mais flexíveis.

A flexibilidade se caracteriza pela capacidade de romper amarras e preconceitos que tornam alguém refém de uma condição que, parecendo segura e confortável pode ser indicadora de indigência e fragilidade intelectual.

COMPETÊNCIAS SOCIAIS

A avaliação das competências sociais vem despertando crescente interesse, uma vez querelacionamentos interpessoais inadequados podem provocar baixo desempenho social. As mudanças a que todos estão submetidos despertam o interesse e a necessidade da avaliação das competências sociais uma vez que interferem na qualidade de vida, na produtividade, na saúde e na realização profissional, daí a importância destas competências não só em nível profissional, mas também na relaçõesexpressas na vida diária.

As competências sociais correspondem a um universo mais abrangente das relações interpessoais e se estendem para além da assertividade, incluindo as competências de comunicação, de resolução de problemas e de cooperação. Essas competências são ilustradas pelo seguinte repertório: dar e aceitar elogios, expressar afeto, iniciar e manter conversas, defender direitos, expressaropiniões incluindo agrado e desagrado, desculpar-se e saber lidar com as críticas.

As pessoas são produtos do meio em que vivem, têm emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam seja o espaço físico ou social.
Dependendo do contexto – familiar, faculdade, empresa/trabalho – essas competências se manifestam de diferentes formas: cordata, silenciosa, agressiva, impulsiva,destrutiva, proativa, etc. Cada pessoa tem uma história de vida, uma maneira de pensar a vida e assim também o trabalho é visto de sua forma especial. Há pessoas mais dispostas a ouvir, outras nem tanto, há pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras não, enfim as pessoas tem objetivos diferenciados e nesta situação muitas vezes priorizam o que melhor lhes convém e às vezes estará...
tracking img