Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE DE QUALIDADE NO EXERCÍCIO DE AUDITORIA

Uma Auditoria rege os princípios básicos para que todas as auditorias feitas estejam sendo executadas de acordo, tendo a adoção de controle de qualidade que são as normas e os procedimentos adotados por uma firma.
Para que as firmas de Auditoria sejam aceitas no mercado, devem ser adotados procedimentos que assegurem, aos serviçosprestados, os padrões exigidos pelos usuários, bem como os padrões estabelecidos pela profissão. As empresas devem estabelecer um Programa de Garantia de Qualidade, a fim de garantir um correto controle dos trabalhos desenvolvidos e avaliar as operações implementadas.
Os objetivos e as metas a serem alcançadas no controle de qualidade se referem as normas, enquanto os procedimentos são os passos aserem executados de forma a cumprir as normas adotadas. Dizemos então que as normas são as metas desejadas e os procedimentos são as ações a serem implementadas de forma a garantir a realização da meta.
Manter sob controle é saber localizar o problema, analisar o processo, padronizar e estabelecer itens de controle de tal forma que o problema nunca mais ocorra. Quando esse problema ocorre,não existe um culpado. Existem causas que devem ser buscadas por todas as pessoas da empresa de forma voluntário, isso chama-se bases de controle.
As firmas de auditoria adotam procedimentos seguros para que seus serviços atinjam os padrões estabelecidos pela profissão e exigidos pelos usuários. O auditor deve obter razoável segurança de que os trabalhos realizados por outros auditores ouperitos são adequados a seus propósitos, devendo dirigir, supervisionar e revisar cuidadosamente o trabalho delegado a assistentes. Quando o auditor delega, ele continua a ser responsável pela formação e emissão de sua opinião sobre as informações contábeis, dando garantia razoável de que esse trabalho será executado por pessoas que tenham independência e o grau de capacidade e competência nascircunstâncias.
Na direção em que implica informar aos assistentes sobre suas responsabilidades e sobre os objetivos dos procedimentos que devem ser aplicadas, ela também deve informá-los sobre questões que possam afetar a natureza, momento de aplicação e extensão dos procedimentos de auditoria com que os assistentes estejam envolvidos. Já a supervisão, em que se relacionada com diretrizes e revisãoenvolvendo elementos de ambas, executa funções de resolver quaisquer diferenças de julgamento profissional entre o pessoal e o que acompanha o progresso do trabalho na execução de uma auditoria.
Em termos de revisão, todo trabalho executado pelo assistente deve ser revisado por pessoa de competência igual ou superior, para que possa determinar se o trabalho foi executado de acordo com as normasprofissionais e da firma, se os resultados foram adequadamente documentados e se os objetivos dos procedimentos de auditoria foram alcançados para que suportem o parecer do auditor sobre as informações contábeis.
Todas as normas e procedimentos adotados por uma firma, para proporcionar uma garantia razoável de que todas as auditorias feitas pela firma estejam sendo executadas de acordo comos Princípios Básicos são controles de qualidade. Esse controle incorpora alguns objetivos de qualidade pessoais, capacidade e competência, programa de pessoal, direção e supervisão, aceitação e continuação de clientes e inspeção, que implantam procedimentos apropriados para garantir razoáveis objetivos.
Uma parte muito importante nos controles de qualidade é o sistema de informação, queconsiste em atender as necessidades do cliente, ou ainda, atender às especificações do produto. As empresas apenas sabem que estão num processo de qualidade, mas, no final das contas, não conseguem dizer o peso que isso tem em seus resultados.
Para garantir a continuidade eficaz e bem monitorada de um programa de qualidade, ela passa pela implementação de um sistema de mensuração mais...
tracking img