Competencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPETÊNCIA
Competência é uma palavra do senso comum, utilizada para designar uma pessoa qualificada para realizar alguma coisa. O seu oposto, ou o seu antônimo, não implica apenas a negação desta capacidade, mas guarda um sentimento pejorativo, depreciativo. Chega mesmo a sinalizar que a pessoa se encontra ou se encontrará brevemente marginalizada dos circuitos de trabalho e de reconhecimentosocial.
O dicionário Webster (1981, p. 63) define competência, na língua inglesa como: "qualidade ou estado de ser funcionalmente adequado ou ter suficiente conhecimento, julgamento, habilidades ou força para uma determinada tarefa". Esta definição, bastante genérica, menciona dois pontos principais ligados à competência: conhecimento e tarefa. O dicionário de língua portuguesa Aurélio enfatiza,em sua definição, aspectos semelhantes: capacidade para resolver qualquer assunto, aptidão, idoneidade e introduz outro: capacidade legal para julgar pleito.
Nos últimos anos, o tema competência entrou para a pauta das discussões acadêmicas e empresariais, associado a diferentes instâncias de compreensão: no nível da pessoa (a competência do indivíduo), das organizações (as core competences) e dospaíses (sistemas educacionais e formação de competências).

Competência é um termo com origem no latim, e jurídico, significando precipuamente a faculdade que a lei concede a funcionário, juiz ou tribunal, para decidir determinadas questões. Com sua vulgarização o termo encontrou outras acepções:
No Direito:
* Competência judicial - delimitação do poder judicante.
* Competênciatributária
* Competência (direito)
Na administração:
* Competência (administração) - aspecto econômico administrativo (competência profissional).
* Certificação por competência - processo de avaliação
Na contabilidade:
* Regime de competência
Na psicologia:
* Competência (psicologia) - habilidades que um indivíduo possui
* Competência social

Como vimos a competência pode tervários significados, dependendo da área que será discutida, quando a trazemos para o mundo corporativo, está relacionada ao famoso CHA (conhecimento, habilidades e atitude), ou seja, um idivíduo para ser competente em uma organização precisa possuir conhecimento, ter habilidade e atitude para lidar com situações de seu dia a dia.
Agora, vamos relatar duas competências identificadas que ChrisGardner (interpretado por Will Smith no filme “A procura da Felicidade”), apresentou durante sua trajetória de sucesso e como Chris, conseguiu ir do “lixo ao luxo”, através de sua superação e de seu foco em resultados.
A procura da Felicidade


Neste filme, Chris Gardner (Will Smith), relata uma emocionante história de um homem lutando pela sobrevivência. Apesar de todas as tentativas paramanter a família unida, a mãe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) está constantemente sobre uma forte pressão financeira. Sem condições de suportar a situação, ela relutantemente decide partir. Gardner, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor.O Comportamento humano é determinado por circunstâncias que muitas vezes escapam ao próprio entendimento e controle do homem. Essas causas se chamam necessidades ou motivos.
No inicio do filme que ele se vê em um verdadeiro abismo e não encontra solução imediata que resolva a sua crise financeira. Diante desta situação, sua mulher o abandona e deixa a responsabilidade decriar o filho inteiramente com ele. Neste momento, Chris percebe que precisa tomar uma decisão, parte então a procura da felicidade, que neste momento para ele, resume-se em ter um local para morar e de sustentar a si e a seu filho.


A situação chega ao extremo, quando ele depara-se sem ter um local para residir com seu filho, chegando...
tracking img