Capitulo 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades
Revendo o capitulo
1. Gramsci afirma que “não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo”. Então, o que cada um de nós tem em comum com o filósofo? E em que dele nosdistinguimos? Converse com seu colega para identificar quais têm sido suas principais “questões filosóficas”.
R.: Todos nós temos indagações filosóficas que permeiam a vida, e também nas divergênciasde pontos de vista sobre determinados assuntos; No modo de argumentar e conceituar.
2. Explique o que Edmund Husserl quis dizer com a aparente ambiguidade segundo a qual ele “sabe” e, ao mesmo tempo,“não sabe” o que é filosofia.
R.: Dentro da filosofia de Husserl o conhecimento está condicionado ao mundo da linguagem. Isso quer dizer que, quando eu digo "eu sei", estou dizendo algo que fazsentido apenas dentro do mundo da linguagem. A verdade em si, portanto, não existiria para Husserl - ela seria algo contingente, isto é, algo que pode mudar ao longo do tempo e do espaço humano.
3. Deacordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Explique por que não é esse o sentido que se atribui à filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.
R.:Porque quer dizer que a filosofia busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir.
4. A partir do que você estudou sobre Sócrates, responda.
a) O quesignifica a máxima socrática “só sei que nada sei”? Ela se refere a Sócrates ou à própria filosofia? Como?
R.: A máxima socrática “só sei que nada sei” refere-se a Sócrates, mas também á própria filosofia.Essa afirmação é a base na qual Sócrates inicia sua tarefa filosófica de indagar sobre os conceitos. Assim como Sócrates a atitude do filósofo não é a de quem sabe de antemão, mas daquele que indaga,questiona tudo o que parece obvio.
b) Em que consiste o método socrático? Explique.
R.: O método socrático baseia se na noção de ironia – questionamento que leva o interlocutor a reconhecer a...
tracking img