Capitulo 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
1. A palavra critica vem do grego, e tem 3 significados principais: 1; capacidade para julgar, decidir corretamente. 2; exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamentos. 3; examinar detalhadamente uma ideia.
2. Passamos de atitude costumeira para atitude filosófica quando paramos para analisar criticamente a ideia.
3. A atitude filosofica é uma atitude criticaporque preenche os 3 campos da critica. A filosofia começa dizendo nao as crenças e aos preconceitos da sociedade para que possam ser analisados de forma critica.
4. A nossa cultura costuma considerar as coisas que tem uma finalidade. Por isso usamos a pergunta ''para que'', nao vemos gente questionando ''para que agua?'' e ninguem consegue enxergar a finalidade da filosofia, ou seja achamos quefilosofia nao serve para nada, por isso perguntamos ''para que filosofia''.
5. As 3 perguntinhas basicas que fazemos para deixar uma ideia de costumeira para filosófica são: 1; ''o que é?'', ''como é?'' e ''porque é?''.
6. A reflexão filosofica é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se a si mesmo como fonte desse pensado. É o pensamento interrogando-se asi mesmo. É a concentração mental em que o pensamento volta-se para si proprio para examinar, compreender e avaliar suas ideias, suas vontades, seus desejos e sentimentos.
7. Os 3 conjunto da reflexão filosofica são: 1; porque pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos. 2; o que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazerquando agimos. 3; para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos.
8. A filosofia é identificada com a atividade de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, dedicando-se a contemplação do mundo e dos outros seres humanos para aprenderem e ensinar a controlar seus desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a propria vida de modo ético e sábio. A filosofiaseria uma escola de vida ou uma arte do bem viver.
9. O conhecimento filosofico é um trabalho intelectual. É sistematico porque nao se contenta em obter respostas para questoes colocadas, mas exige que as própias questoes sejam validas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas as outras, formem conjuntos coerentes de ideias esignificações, sejam provadas e demonstradas racionalmente.
10. Visão de mundo: a filosofia corresponderia de modo vago e geral, ao conjunto de ideias, valores e praticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesmo, definindo para si o tempo e o espaço, o sagrado e o profano, o bom e o mau, o justo e o injusto, o belo e o feio, o verdadeiro e o falso, o possivel e o impossivel, ocontigente e o necessario.
Sabedoria de vida: nessa definição, filosofia é identificada com a atividade de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, dedicando-se a contemplaçao do mundo e dos outros seres humanos para aprender e ensinar a controlar seus desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a propria vida de modo ético e sabio.
Esforço racional: atribui-se a filosofia a tarefa de conhecera realidade inteira, provando que o universo é uma totalidade, isto é, algo estruturado ou ordenado por relaçoes de causa e efeito, que essa totalidade é racional, ou seja, possui sentido e finalidade compreensiveis pelo pensamento humano.
11. Como fundamentação teorica e critica, a filosofia ocupa-se com os principios, as causas e as condiçoes do conhecimento que pretenda ser racional everdadeiro, com a origem a forma e o conteudo dos valores eticos, politicos, religiosos, artisticos e culturais, com a compreensão das causas e das formas de ilusão e do preconceito do plano individual e coletivo, com os principios, as causas e as condições das transformações historicas dos conceitos, das ideias, dos valores e das praticas humanas.

12. A atividade filosófica é uma análise (das...
tracking img