Como vivia os homens primitivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Vivia o Homem Primitivo
 
Há milhões de anos atrás, viviam, na Terra, seres estranhos, que mais se pareciam aos macacos do que ao Homem, de modo que os estudiosos os chamam homens-macacos.Realmente, os hábitos e o comportamento desses remotos ancestrais do homem apresentam várias analogias com o modo de viver dos atuais macacos. Desses seres, devia descender o Homem, o inventor da bombaHiroshima, do cérebro eletrônico, do vôo supersônico. Mas, que espantoso desenvolvimento!
Procuremos reconstruir seus primeiros passos, em uma marcha para a civilização.
Num período da pré-históriaencontramo-nos diante de um típico ser humano: o Homo erectus. Ele já não mais se contenta, tal como seus predecessores, de usar pedras e paus como os encontrava na natureza, mas começou a fabricar osprimeiros, instrumentos rudes de pedra. Nasceu, assim, o primeiro período da indústria humana: a idade da pedra, que assinalava um contínuo mais lento progresso do Homem na estrada da civilização.Sucessivamente, o Homem ficou em condições de acender uma pira, de construir lareiras, de cozer alimentos, de vestir roupas de peles, preparadas com uma raspadeira e costuradas com agulhas de osso.Ele, agora, já não se atira, para dormir, sobre uma pedra onde se encontra, mas mora em cabanas cobertas de pele ou em casas cavadas no terreno argiloso. Começa, até, a produzir primitivas obras de arte,que denotam certo espírito de observação e cria rudes instrumentos de sopro, como pífaros e assobios.
Mas o primeiro instrumento complexo idealizado pelo Homem é o arco dotado de flechas, querevoluciona completamente os seus sistemas de caça e de defesa. Ele não é mais obrigado a recorrer à caça armado de uma clava, e à fúria das feras pode opor toda sua astúcia e sua força. Entrementes, otempo passa, e o Homo erectus se transformou no Homo sapiens. Ele, a respeito do seu predecessor, dispõe não só do osso, mas também do marfim, e os objetos que fabrica vão se tornando sempre mais...
tracking img