Como suar a literatura infantil em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do texto
Como suar a literatura infantil em sala de aula

FARIA, Maria Alice. Como suar a literatura infantil em sala de aula. Coleção COMO USAR NA SALA DE AULA. Editora Contexto.A obra reflete-se numa inquietação apresentada pela autora através de sua vasta experiência em literatura infantil, pela finalidade de poder tornar possível a relação das obras literárias e o espaçoem sala de aula, o qual é visto de modo refletivo e o ambiente base dessa inquietação.
Em vista disso, observa-se que a autora explora a literatura infantil como uma porta para o diálogoentre o professor, que tem por papel de o leitor central e o leitor-iniciante, que é o aluno. Esse espaço abordado é a essência da obra, que proporciona um equilibro nessa relação, a qual é indispensávelem sala de aula.
Deste modo, o papel do professor é evidenciado pela autora, que expõe que a sociedade não observa de maneira correta a função do docente que trabalha com a literatura, poisnão tem o mesmo status que outros profissionais envolvidos com crianças obtêm.
Este olhar diferenciado já demonstra a falta de importância dada pela sociedade a literatura, que repassa aosalunos. Com esse campo sofrendo um desanimo inicial, Faria destaca que se torna preciso dá objetivos para fornecer aos docentes elementos teóricos e sugestões pedagógicas, de forma muito prática para seremutilizados em seu trabalho.
De acordo com a autora, a leitura dos textos literários não pode ser separada, em seus três níveis. Isso se dá na sala de aula quando são ensinados de modo que sediferencie. Porém, Faria descreve que a literatura deva fazer parte da sala de aula de modo geral, ou seja, sem uma separação de idéias.
Neste sentido ela cita que ’a relação do leitor com aobra é afetiva; ela se manifesta pela identificação do leitor com a história, com os lemas tratados, com as personagens’, assim, não como haver separação do que pode ser contado por ser racional ou...
tracking img