Estagia pedagogia mapeamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Educacional da Lapa – FAEL Alunos (as): Jeiny Mara
Maiza
MariaProfessor (a): Ana Cristina Gipiela Pienta

CORUMBÁ-MS 2011
Faculdade Educacional da Lapa – FAEL Alunos (as):
Jeiny MaraDias Nóbrega Login: 312653
Maiza Guadalupe de Oliveira: 311166 Maria José de Oliveira Estigarrivia: 313439

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

Relatório de observação da disciplina de Prática Pedagógica II,
do curso de Pedagogia, da Faculdade Educacional
da Lapa-FAEL, desenvolvido com o intuito defazer-nos compreender a organização da
escola.

CORUMBÁ-MS 2011
Introdução
O objetivo desse trabalho é de termos a oportunidade de nos aproximar da realidade escolar: analisando-a, problematizando-a, e conhecendo sua função social. Omapeamento escolar é um fator importante para que se possa compreender sua relação com a aprendizagem. Uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar num aluno um quadro mental de abandono ou de desvalorização da educação pelo Estado e até mesmo pela sociedade.
Fizemos o Mapeamento da Escola CAIC Padre Ernesto Sassida e CEI Catarina Anastácio da Cruz, localizada na Rodovia Ramon Gomez Km 01 noBairro Dom Bosco. Conta com 16000m² de terreno sendo 470m² de área construída e 1551,23m² de área descoberta. A Escola está em área de fácil acesso para a comunidade escolar, sendo o prédio próprio e construção especifica para o funcionamento da escola. É mantida pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria municipal de Educação – SEED, com base nos dispositivos constitucionaisvigentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em conjunto a escola CAIC e CEI Catarina Anastácio da Cruz, funciona também o Núcleo de Promoção da saúde e adolescente CMADIJ – Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infantil Juvenil. Setor de educação especial do município de Corumbá que tem por objetivo dar sustentação aoprocesso de educação inclusiva aos indivíduos portadores de necessidades especiais. O CMADIJ atende indivíduos de baixa renda de todo o município de Corumbá.
A Escola atende crianças, Jovens e adultos oriundas dos bairros mais próximos: Dom Bosco, cervejaria, Aeroporto, Generoso e alunos vindos da fronteira, cidade de Porto Suares – Bolívia. Por estar localizada na rodovia de fronteira, 40% dosdiscentes são bolivianos. Na maioria das vezes são famílias de baixa renda. Desenvolve em seus projetos pedagógicos a diversidade de valores e crenças, originário de suas raízes. Por estar localizada em cidade fronteiriça.
“O espaço da escola não é apenas um 'continente', um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem. Mas é também um'conteúdo', ele mesmo é educativo. Escola é mais do que quatro paredes; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais de formação de pessoas. O espaço tem que gerar idéias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. Há uma 'docência do espaço'. Os...
tracking img