Como os eua se tornaram a maior potência mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para começar este desenvolvimento de se tornar a maior potência do mundo, o país precisou se reforçar militar e economicamente. Esse processo teve, no mínimo, 300 anos de duração.
Antes de tudo,foi preciso “arrumar a casa”, com resolução de problemas internos. Entre esses estava a expansão do território. Tal processo foi muito longo e complicado, exigindo muito das autoridades da época, issoconsequentemente gerou algumas guerras, principalmente com países da Europa. E para “dominar” o mundo, os EUA precisavam de superação, pois o seu histórico era desfavorável a conflitos, de forma quenão se envolvia em guerras.
Em 1989 os americanos guerrearam com a Espanha com objetivo de buscar novos mercado e conseguir expandir-se economicamente. “Guerra e crescimento econômico são quase queindissociáveis na aventura imperialista dos Estados Unidos”, afirma José Otávio Nogueira Guimarães, historiados da universidade de Brasília. Com certeza não seria possível essa expansão sem um grande eótimo planejamento.
No ano de 1776, colonos vindos da Espanha estavam em fuga e chegaram do leste do que é hoje o território americano. Quase um século depois, por volta de 1865, ocorreu a Guerra daSucessão (1861 á 1865), que devastou os estados do Sul, porem os estados do Norte, vencedores, readmitiram os sulistas e fizeram um grande investimento na economia americana. 10 anos depois, ocorreu aúltima batalha norte-americana contra índios. Com a vitória, novos territórios ao oeste do país possibilitavam o crescimento na área da agropecuária. Por volta do fim do século XIX, o Tio Sam investiuforte na criação de ferrovias, com isso, as colheitas explodiram e começou o crescimento econômico americano. Para conquistar mais territórios, os EUA entraram em guerra com os Espanhóis, a favor daindependência de Cuba. Com a vitória, conquistaram o que é hoje Porto Rico e Filipinas. É inegável que para esses feitos, deve ter havido uma grande organização e planejamento com para as guerras,...
tracking img