Geograifia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01 - (UFES/2011)
[pic]

Fonte: REKACEWICZ, P. Stock d’armes nucléaires en 2009. Disponível em: .
Acesso em: 20 ago. 2010. Adaptado.

Analise os contextos geopolíticos mundiais que justificam os dados mostrados no gráfico.

02 - (UFRN/2011)
As ideias de diversas correntes marxistas deram as bases teóricas das grandes revoluções políticas no século XX: a Revolução Russa de 1917, aRevolução Chinesa de 1949 e a Revolução Cubana de 1959.

Nos três exemplos citados, a inspiração marxista pode ser identificada

a) no Anarquismo, que propunha a destruição da propriedade privada e a abolição das hierarquias dentro do Estado, e que serviu de base norteadora para essas revoluções.
b) no combate ao Capitalismo, visando à formação de um mundo novo, que aboliria adesigualdade social e integraria o proletariado no cenário da política.
c) na forte vinculação existente entre as propostas dos revolucionários e aquelas defendidas pelo Liberalismo, sobretudo a defesa dos interesses dos trabalhadores.
d) na condução do processo revolucionário por um conjunto de partidos políticos defensores do Socialismo, sob lideranças camponesas, mas com frágil repercussão noproletariado.

03 - (UFPA/2009)
Sobre a transição da Guerra Fria para a Nova Ordem Mundial, considere as afirmativas abaixo.

I O esgotamento do socialismo real no leste europeu e a ascensão de novas potências econômicas mundiais, como o Japão e a Alemanha, provocaram um rearranjo nas relações de poder, uma vez que a Nova Ordem Mundial assume um caráter multipolar no aspecto econômico,embora a supremacia bélica dos EUA demonstre uma unipolaridade noâmbito militar, baseada em ações negociadas com a invasão do Iraque.
II Os conflitos no contexto da Guerra Fria tinham uma natureza mais político-ideológica, uma vez que eram, em maior ou menor grau, influenciados pela disputa geopolítica entre EUA e URSS em torno das áreas de influência. Na Nova Ordem Mundial, muitos dessesconflitos permanecem ou são exacerbados em decorrência das antigas rivalidades étnicas mais diretamente ligadas a fatores locais.
II A regionalização do espaço mundial reflete a lógica das ordenações geopolíticas de cada contexto histórico. No período da Ordem Bipolar predominou a compartimentação do mundo em 1º, 2º e 3º mundos, baseada em critérios políticoideológicos. Com a Nova Ordem Mundialemerge a regionalização que divide o mundo em norte e sul, tendo uma natureza mais socioeconômica, além da nova DIT que regionaliza o mundo em redes.
IV As alianças militares e a corrida armamentista tiveram um papel relevante durante a Guerra Fria, pois foram instrumentos que potencializaram o poder das potências hegemônicas sobre as suas áreas de influência. Com a ascensão da Nova OrdemMundial, apenas a OTAN foi mantida e vem sendo ampliada em função de vários fatores, entre os quais as novas ameaças representadas pelo avanço do terrorismo internacional.
V O advento da Nova Ordem Mundial é marcado pela transnacionalização dos mercados associado à disputa cada vez mais acirrada entre as potências hegemônicas dos blocos oriental e ocidental em torno de mercados consumidores.Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I, II e V
b) II, III e IV
c) I, III, IV e V
d) apenas a II
e) apenas a V

04 - (UFRN/2007) A “queda do muro de Berlim”, ocorrida no final de 1989, é um dos marcos do surgimentode uma “nova ordem mundial”, que pode ser compreendida a partir de duas dimensões: ageopolítica e a econômica.
Explique as mudanças geopolíticas eeconômicas decorrentes dessa “nova ordemmundial”.

05 - (UEG GO/2007) Até o final da década de 1980 o mundo caracterizou-se pela bipolaridade política e econômica e, a partir dadécada de 1990, torna-se multipolarizado apresentando uma nova correlação de forças entre países ou blocos.
Acerca da recente ordem mundial, analise a validade das afirmativas abaixo.

I. O poderio militar deixa de...
tracking img