Ordem Mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
• Ordem Bipolar
A ordem mundial bipolar também conhecida como guerra fria, caracteriza-se como uma ORDEM em que a grande divisão Mundial, ou seja o mundo era dividido em países capitalistas e paísescomunistas que por fim eram comandados por duas grandes potências, estas eram o Estados Unidos & a União Soviética, em outras palavras esses duas nações comandavam o mundo.
• Ordem Multipolar

Aordem multipolar corresponde as relações de poder e influência no período que vai desde a queda do Império Soviético ou URSS (1991) até os dias atuais. Nesse momento, apesar de termos uma clarapredominância do capitalismo ( com pequenas nações como Cuba mantendo um regime socialista ) , falamos em ordem multipolar devido ao surgimento de novas potências que passaram a influenciar o mundo como aChina e até mesmo o Brasil, além da formação de diversos blocos econômicos como a União Européia e o Mercosul, que impediram um possível monopólio internacional do comércio por uma única potência.
Apósa queda do socialismo na URSS, os EUA tornaram-se a maior potência mundial.
Porém, agora vivemos num mundo multipolar, em que cada região tem um país "líder" e todos estão ligados aos EUA.
•Influência dos EUA
Com a retirada da União Soviética do cenário mundial, em relação à sua influência política, os líderes dos Estados Unidos iniciaram uma série de decisões de acordo somente com seusinteresses, uma vez que se tratava da maior potência mundial e não havia nenhum país para ir contra as suas ofensivas.

A partir dessa liderança mundial, os Estados Unidos começaram a intervir emdiversas questões diplomáticas e militares no mundo, um exemplo claro dessas iniciativas foi quando tomou partido na invasão do Iraque ao Kuwait que ocasionou a Guerra do Golfo.

Essa atitude por partedo governo norte-americano não se limitou somente às discussões e negociações intermediadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, pelo contrário, foi uma ofensiva arbitrária e imposta pelos...
tracking img