Como ordenar as ideias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS






















PORTUGUÊS INSTRUMENTAL





















PALMAS - TOCANTINS
2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DOTOCANTINS









Solange Vogado de Sousa










RESENHA DA OBRA

“COMO ORDENAR AS IDEIAS”





Trabalho referente a disciplina de Português Instrumental do 1°período de Ciências Contábeis do prof. Ms. Ary Carlos









Palmas – Tocantins
30 de Setembro de 2009




BOAVENTURA, Edvaldo Machado. Como ordenar as idéias. 8ª ed.
São Paulo: Atica,2001. 59p.




Edvaldo Boaventura nasceu em 10 de dezembro de 1933, em Feira de Santana Bahia, é bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). FezDoutorado de Direito e obteve a docência livre em Economia Política pela mesma universidade em que se formou em Direito e Ciências Sociais. E membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, Academia deLetras Jurídicas da Bahia, Academia Brasileira de Educação, Academia de Letras de Feira de Santana, Boaventura é também benemérito da Universidade Conquistense e correspondente da Universidade de Campos doJordão.


Em sua obra, Como ordenar as idéias, Edvaldo Boaventura faz uma explanação sobre método de elaboração de um plano visando a ordem do desenvolvimento das idéias a partir de uma previsãodo que se vai expor.


Para demonstrar sua opinião sobre como ordenar suas idéias, o autor utiliza-se do método de Descartes, que consiste em introduzir um ponto de partida de forma clara e de fácilcompreensão, outro de chegada onde se conclui o que foi exposto, intercalados por um desenvolvimento do corpo do assunto por partes.


Na introdução a definição do assunto é fundamental,demonstrando ao leitor um aspecto objetivo do texto descrito, Boaventura explica que é essencial uma introdução interessante que motive o leitor a prestar atenção ao tema que será desenvolvido.


Após a...
tracking img