Como ordenar as ideias

INTRODUÇÃO
A arte de exprimir o pensamento consiste em saber ordenar as idéias, fazendo com que haja previsão do que se vai expor.
Segundo Goethe todo aquele que tem algo para dizer devesaber esquematizá-lo, pois tudo depende do plano, ou seja, elaborando o plano facilita fixar a ordem do desenvolvimento da exposição, uma vez que ele não é outra coisa se não previsão.
O plano é útil emrazão da comunicação, pois construí-lo é encontrar as combinações e ligações naturais do tema, é preciso buscar as partes do conjunto.
O ANUNCIO DO TEMA
Anuncia-se o assunto na introdução, poisé o espaço onde também se coloca, se promete, se desperta... . Introduzir é convidar, mas para que se possa pensar “o que vou dizer” é preciso haver refletindo sobre o assunto, pois anunciar pressupõereflexão previa.
• Refletir antes de anunciar:
Nessa busca interior da mente, proceder à colheita e depois a escolha, o estudante deve fixar- se em torno daquelas que podem fazer girar o temacentral.

• A função da introdução:
É preciso facilitar a entrada, a intercomunicação, do que se vai dizer.
Antes de precisar dos requisitos da introdução, indicar-se a como aprender a arranjar idéiase conceber um modo de ordená-las.
• Os requisitos da introdução:
São imprescindíveis a qualquer introdução dos importantes requisitos essenciais - definição e indicação – e dois ocidentais –situação e motivação, ambos devem atrair a atenção desde o começo colocando-se uma pitada de tentação para induzir a leitura ou a audição.
• Exemplo de introdução:
Não interessa o conteúdo e sim a maneiracomo foi planejada, logo aqui o que importa é a maneira como foi elaborada, como por exemplo: o papel do setor publico no desenvolvimento do nordeste.

O DESENVOLVIMENTO POR PARTES

Nos planos,encontrar partes que se oponham é ter achado a maneira mais completa de apresentar o assunto, daí o tema se torna mais vibrante.

As divisões e subdivisões visão a clareza e a compreensão. O...