Herry fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Henri Fayol
(1841-1925)

 Engenheiro e pensador turco-francês nascido em Constantinopla, o fundador da Teoria Clássica de Administração e considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da idéia da organização estrutural das empresas por funções. Formado em Engenharia de Minas, em St. Etienne, aos 19 anos, passou a trabalhar para uma empresa de minas metalúrgica e carbonífera ondedesenvolveu toda a sua carreira de engenheiro e administrador e, paralelamente, como teórico de gestão. Vivendo as conseqüências da Revolução Industrial, aos 25 anos foi nomeado gerente das minas. Foi gerência geral da Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville (1888-1918), que inicialmente se achava em situação difícil, mas com sua administração recuperou-se e, após I Guerra Mundial (1918),aposentou-se deixando a empresa dentro de uma situação de notável estabilidade. Apresentou suas teorias sobre administração em seu famoso livro Administration Industrielle et Générale, publicado em Paris em (1916), com edições traduzidas em muitos idiomas como para o inglês (1926), o alemão (1926) e o português (1950). Seu modelo baseava-se e seis funções ou áreas: produção, comercial, financeira,contabilidade, gestão e administrativa e segurança. Ele sempre afirmava que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava. Como fez o engenheiro industrial norte-americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), ele empregou seus anos de aposentado para demonstrar as conseqüências satisfatórias da previsão científica e métodos adequados de gerência, e faleceu em Paris.Assim como nos Estados Unidos a Taylor Society foi fundada para divulgação e desenvolvimento da obra de Taylor, na França o ensino e o desenvolvimento da sua obra originaram a fundação do Centro de Estudos Administrativos.

Frederick Winslow Taylor
(1856 - 1915)

Engenheiro industrial americano nascido em Germantown, hoje parte de Philadelphia, Pennsylvania, famoso por ter introduzido otrato científico na administração de negócios, tornando-se criador e participante mais destacado do movimento da Administração Científica. Tornou-se trabalhador manual, apesar de ter sido aprovado para a Escola de Direito de Harvard, pois os estudos prejudicaram sua visão. Iniciou sua vida profissional (1878) trabalhando na Midvale Steel Company, uma empresa fabricante de bombas hidráulicas ondecomeçou a observar o que achava má administração. Retomou os estudos (1878), desta vez em engenharia, começou a desenvolver, também, os primeiros de uma série de muitos aprimoramentos técnicos. Pesquisando e aplicando suas idéias sobre a produtividade industrial, visando sempre ganhar o máximo de eficiência, procurou resolver vários problemas que eram e continuam sendo comuns nas empresas. Desenvolvendoatravés de suas observações e experiências, publicou suas idéias no livro The Principles of Management (1911), criando um sistema de administração de tarefas, também conhecido como sistema de Taylor ou taylorismo, ou a administração científica, um sistema que economiza trabalho produzindo mais em menos tempo. Contratado (1893) para trabalhar exclusivamente na Bethlehem Steel, uma das grandessiderúrgicas, com 400 empregados (1900), nela aplicou suas idéias a respeito da administração científica. Nessa empresa, inventou, com J. M. White, o que se tornou conhecido como o processo Taylor-White para o tratamento térmico do aço empregado na produção de ferramentas, que trouxe aprimoramentos de 200 à 300% na capacidade de corte. Aposentado (1.901), retornou para  Philadelphia, dedicando-se àdivulgação de suas idéias. Criou a Sociedade para a Promoção da Administração Científica (1910), que se tornou após sua morte em Philadelphia (1910), em Sociedade Taylor.

Teoria Clássica Henri Fayol

Paralelamente aos estudos de Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por...
tracking img