COMO NASCE O DIREITO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
CARNELUTTI, Francesco. Como nasce o Direito. Tradução de Hiltomar Martins Oliveira. Belo Horizonte: Ed. Líder Cultura Jurídica Ltda, 2001, p.67
Francesco Carnelutti foi um dos mais eminentesadvogados e juristas italianos e o principal inspirador do Código de Processo Civil Italiano. Nascido em Udine no ano de 1879, iniciou seus estudos de jurisprudência na Universidade de Paduá, local ondefez também seu doutorado.
Durante sua trajetória profissional se tornou professor de universidades na Itália.
No ano de 1923, se tornou fundador da “Revista de Direito Processual Civil”, que até hojeé considerada uma das principais publicações jurídicas italiana.
Francesco também criou a teoria da lide como centro do sistema processual, que serve para deixar em plano secundário o estudo daação e das suas condições.
Carnelutti chegou a renunciar o conceito de interesse de agir como condição da ação.
Faleceu no ano de 1965, em Milão.
Seus estudos abrangeram várias áreas do poderjurídico. Em 1975, criaram a Fundação Forense Francesco Carnelutti, com o objetivo de auxiliar as atividades forenses na área jurídica.
A obra de Carnelutti “Como nasce o Direito” apresenta posição própria eargumentativa, conceitos objetivos do direito e a evolução do homem em sociedade. Em termos de educação, o livro serve como base teórica para os estudantes de direito. Para dar inicio aos estudos érelevante falar sobre o DIREITO E OS JURISTAS. Antes de tudo devemos saber a definição desses dois importantes termos.
É de se perceber que o direito foi criado através de um conjunto de leis enormas, na intenção de regular a conduta humana.
Já os juristas, são os operados do direito. Eles fabricam as leis, mas cabe lembrar que nem sempre para fabrica-las é necessário que seus autores sejamoperadores qualificados. É observado que as leis são criadas por parlamentares que não precisam ser juristas.
Ao pensamento de Carnelutti o acesso ao conhecimento jurídico, principalmente ao...
tracking img