como lidar com pessoas dificeis

Páginas: 7 (1511 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
Introdução do trabalho -
Ninguém está livre de uma “pessoa difícil” na vida, seja um companheiro de trabalho, um colega de sala ou até mesmo um familiar. Esse tipo de pessoa está sempre tentando dificultar as coisas para você – e para o resto do mundo! não para de reclamar sobre os seus infortúnios e coloca a culpa dos problemas do mundo em qualquer um, menos em si mesmo. Lidar com essaspessoas é como andar por um campo minado, mas algumas dicas podem facilitar a convivência.
Pergunta 1
Existem pessoas difíceis no trabalho, ou ambiente difícil para se trabalhar?
Um ambiente só se torna difícil para trabalhar, quando estamos rodeados de pessoas autoritárias, intolerantes, irresponsáveis e etc. Portanto, não é o ambiente de trabalho que é difícil, e sim as pessoas que fazem partedesse ambiente.
Pergunta 2
Quais são as características de uma pessoa difícil?
Segundo a Psicóloga Ruthe Rocha Pombo existem 5 características que apontam uma pessoa difícil.
O ARROGANTE: Fácil de identificar: nariz empinado, expressão de desdém, olha todo mundo por cima, como se fosse um ser superior.
O EGOÍSTA: só pensa nele, comporta-se como se fosse a única pessoa do mundo.
O AUTORITÁRIO:Ele demonstra isso na voz e nos gestos; fala alto como se fosse uma pessoa determinada e segura, mas na verdade faz isso para tentar intimidar a pessoa.
O DOMINADOR: Ele se julga forte, imbatível, quase um semideus. Por esse motivo acha que tem o direito de controlar as pessoas, para que elas façam o que ele quer. 
O IRADO (AGRESSIVO): São pessoas que não pensam para xingar e agredir, por issotem muita dificuldade nos relacionamentos. O irado já está com a agressividade à flor da pele; costuma xingar a pessoa de burra, lerda, incapaz, etc. e não se incomoda em dar escândalos em público.
Exemplos, experiências:
Uma jovem mulher foi à montanha em busca duma poção mágica do sábio ermitão que lá vivia. O seu problema era o marido que tanto amava. Durante três anos ele esteve na guerra eagora, de volta a casa mostrava-se muito estranho. Não falava com ninguém, nem mesmo com ela e quando o fazia era com muita aspereza. Reclamava da comida, da casa, de tudo. Em vez de trabalhar, deixava-se ficar no alto da montanha a olhar o mar, com um ar perdido.

O ermitão disse que o mesmo acontecia com muitos jovens que voltavam da guerra. Mas a mulher insistia que precisava duma poçãomágica que fizesse o marido voltar a ser amoroso como era.
Depois de muito pensar, o ermitão aceitou fazer a poção mágica, mas disse que havia um ingrediente imprescindível que ele não tinha e seria preciso ela trazer: o bigode dum tigre vivo!

- Mas como farei para conseguir isso, exclamou a mulher?

- Se realmente essa poção é importante para ti, vais conseguir, disse o ermitão.

E saudando-a,deu a conversa por encerrada.

A mulher voltou para casa e pensou muito em como iria obter o bigode dum tigre vivo. Um dia, saiu de casa com carne e um bolo de arroz e dirigiu-se a um lugar da floresta onde sabia que vivia um tigre.

Mantendo-se longe da gruta, chamou o tigre e ofereceu-lhe a comida, mas ele não veio. Deixou lá ficar a comida e no dia seguinte voltou com mais carne e outrobolo de arroz. Quando viu que o tigre tinha comido o que lhe tinha lá deixado, atreveu-se a aproximar-se da gruta e ofereceu a comida fresca que trazia. Mas o tigre limitou-se a olhar e não se mexeu. A mulher deixou a comida e todos os dias voltava com mais comida e deixava mais perto da gruta.

Pouco a pouco o tigre foi-se habituando a ver a mulher e um dia, ela aproximou-se quase da entrada dagruta e o tigre levantou-se e ficou a alguns passos dela olhando-a nos olhos. Os dois olharam-se fixamente, até que a mulher lhe falou carinhosamente, deixou a comida bem perto e foi-se embora.

Daí para a frente o tigre começou a esperá-la fora da gruta. Ele comia na presença dela e ela acariciava-lhe a cabeça. Quase seis meses se passaram desde a primeira visita.

Um dia, enquanto o tigre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • como lidar com pessoas dificeis
  • Como lidar com pessoas dificeis
  • Como lidar com pessoas difíceis
  • Como lidar com pessoas dificeis
  • APRENDENDO A LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS
  • Como lidar com pessoas difíceis
  • Aprenda a Lidar com pessoas difíceis
  • Como Lidar Com Pessoas Dificeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!