Como fazer com que seu aluno se sinta construtor e construido pela sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como fazer com que seu aluno se sinta construtor e construido pela sociedade

A educação aponta para o desenvolvimento e implementação de trabalhos escolares, nos quais os alunos sejam desafiados apensar/refletir e a propor soluções para questões e problemas contemporâneos. Essa atitude de incentivos, de estimulo à autonomia do aluno por meio da investigação, evidencia um outro perfil de alunoe professor: ambos devem ser considerados pesquisadores em interação.
Nesta perspectiva, a escola passa a ser identificada como local de produção de conhecimento e, portanto, de pesquisa. Ashabilidades necessárias para o desenvolvimento de trabalhos coletivos precisam ser estimuladas. O aluno deve desenvolver sua criatividade, sugerir, propor e solucionar problemas, levantar e reelaborarhipóteses, saber tomar decisões, desenvolver a capacidade de expressar por diferentes linguagens – como a arte, a linguagem do corpo. Coletar, articular, relacionar e inter-relacionar as mais diversasinformações, elaborando análises e sínteses. Ele precisa, também, desenvolver a habilidade de trabalhar com as mais variadas fontes de conhecimento.
Entretanto, esse trabalho é desafiador para o professore para a própria escola. Alunos, professores, comunidade, podem e devem procurar aumentar o acervo de pesquisas, lidando de maneira diferente com o conhecimento sistematizado e produzindo novos e/ououtros conhecimentos.
Aquela preocupação que todos nós temos em torno dos conteúdos que devem ser ensinados e decorados caíram por terra. Conhecer é muito mais que isso: é descobrir a razão dascoisas, é procurar soluções para o que não entendemos, é observar, questionar, registrar, analisar, generalizar.
Consideramos o conhecimento como um elemento integrante da relação existente entreprofessor e aluno. O professor percebe o coletivo de seus alunos, considera suas necessidades e particularidades, e propicia ao aluno a construção de seu próprio conhecimento. O ato de conhecer supõe a...
tracking img