Portifóloio

982 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual tem como objetivo explanar sobre como devemos fazer com que o aluno se compreenda como sujeito construtor e construído na sociedade, ou seja, como tornar o aluno um ser autônomo e cidadão. Exemplificando esta temática sugiro uma atividade a ser realizada em sala de aula do ensino fundamental.
Esta produção textual interdisciplinar individual tem importante função para nossa vida acadêmica, pois nos incentiva a aprofundar nossos conhecimentos sob um novo olhar, o de sermos capazes de construir de forma crítica e produtiva o nosso saber.

Formação de um educando autônomo e cidadão Nós não nascemos com o nosso comportamento pré determinado como o dos animais. Podemos mudar a todo instante, podemos moldar e ser moldados, por isso enquanto educadores temos um papel fundamental na formação do nosso aluno como um individuo que constrói e ao mesmo tempo é construído pelo meio no qual está inserido.
O educador deve mostrar a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, através da busca pelo exercício da cidadania, assegurando ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.
Para fazer com que o aluno se compreenda como sujeito construído e construtor, devemos levar em consideração os saberes presentes no senso comum do aluno e que foram construídos a partir de suas práticas sociais, lúdicas e culturais mais abrangentes, ou seja, devemos enxergar o nosso aluno como um ser social que participa inteiramente das relações sociais possibilitando a ele se compreender como sujeito produtor e transformador de sua história, bem como da sociedade da qual faz parte.
O papel do professor então é veicular os ensinamentos de maneira que o aluno se sinta dentro de uma desafiadora trajetória ao mundo da aprendizagem e dessa forma assegurar a produtividade do

Relacionados

  • portifóloio
    2060 palavras | 9 páginas
  • Portifóloio de Cadeia de Suprimentos
    309 palavras | 2 páginas