Como estrelas no ceu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro: PsicoSaúde
A1 (Ramonna): Boa Tarde, está começando mais um PsicoSaúde.
A2( Joelmara): Hoje vamos falar sobre o desenvolvimento físico na meia idade em seus vários aspectos.
A3(laisa): A meia idade que corresponde a uma fase do ciclo vital que se estende, aproximadamente, dos 40 aos 60 anos de idade.
A4(Alzira): É a transição do adulto jovem para meia idade sendo lenta e gradual, semmodificações abruptas físicas ou psicológicas.
A5(Ramonna): E um dos aspectos que vamos abordar são as tarefas evolutivas da meia idade:
* Aceitação do corpo que envelhece;
* Aceitação da limitação do tempo e da morte pessoal;
* Manutenção da intimidade;
* Reavaliação dos relacionamentos;
* Relacionamento com os filhos: deixar ir, atingir igualdade, integrar novos membros;* Relações com os pais: inversão de papeis, morte e individuação;
* Exercício do poder e posição: trabalho e papel de instrutor;
* Novos significados, habilidades e objetivos dos jogos na meia idade;
* Preparação para velhice;
É com base nessas tarefas que iremos nos aprofundar nesse tema.

A6(Laísa): Para muitas pessoas a meia idade é o período mais desafiante e realizador de suasvidas, é um período de ocupações, às vezes estressante, cheio de responsabilidades, mais um tempo no qual a maioria dos adultos sente-se no auge da competência, produtividade e controle, capaz de lidar com o que quer que apareça.
A7(Alzira): Esse período de ricas texturas é marcado por diferenças individuais crescentes. Algumas pessoas de meia idade podem correr uma maratona; outras ficamofegantes subindo uma escada. Algumas têm uma memória mais precisa do que nunca; outras sentem que começam a perder a memória; outros estão no auge da criatividade e da carreira.
A8(Ramonna): Esse pode ser um período de avaliação. De reavaliar as aspirações vocacionais e o grau em que foram realizadas, e decidir a melhor forma de usar o tempo de vida que lhes resta.
A9(Laísa): Do inicio da idadeadulta até os anos intermediários, as mudanças motoras são pequenas e graduais, quase imperceptíveis, até que um dia um homem ou mulher de 45 anos percebe que não consegue se recuperar com a mesma facilidade de antes. A força e a coordenação diminuem gradualmente de seu auge aos 20 anos. O motivo dessa perda de força é a perda de massa muscular, a qual é substituída por gordura. As pessoas que levamuma vida sedentária perdem tono muscular, e assim ficam ainda menos inclinadas a se exercitarem fisicamente. Um estilo de vida sedentário é o maior correlato de mortes por enfarte. Vamos agora para nossa primeira reportagem que ira mostra exatamente a eficácia dos exercícios físicos nessa etapa da vida. (vídeo 1)
A10(Joelmara): Bem como acabamos de ver, a atividade física é muito importante navida do individuo da meia idade. Com um programa de exercícios juntamente com uma boa alimentação pode aumentar a massa e densidade muscular, quanto mais às pessoas fazem mais elas podem fazer. As pessoas que se tornam ativa cedo na vida, colhem os benefícios de mais vigor e mais resistência após os 60 anos. Para falar um pouco mais sobre esse assunto vamos falar agora ao vivo com a repórter KassiaDelany que está com uma nutricionista. Boa tarde Kassia. (vídeo 2)
A11(Alzira) Como estamos falando da questão da qualidade de vida, e já assistimos a respeito da atividade física e da importância de uma boa alimentação, vamos falar agora da fisioterapia, que é um recurso que normalmente é procurado apenas por aqueles que sofrem algum tipo de trauma corporal e buscam reabilitar-se. Porém hojesabemos que nas pessoas mais velhas a fisioterapia realiza um papel mais abrangente do que o da simples reabilitação e nossa próxima reportagem vai falar exatamente a respeito dessa questão.
A12(Ramonna)A nossa repórter esta agora na platéia para entrevistar e saber a opinião do público a respeito desse assunto.
Muito obrigada pela participação;
A13(Joelmara) Com relação à vida sexual, a um...
tracking img