Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
(FILOSOFIA) POLÍTCA E CIDADANIA:

QUE CONCEPÇÕES NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS ESTÃO FORMANDO?

Participação é a palavra de ordem! Somos todos chamados a participar a todo instante: participar de umaconversa, de uma brincadeira, de um trabalho em equipe, de uma festa, de uma campanha... e por aí vai. “Somos seres sociais”, “animais políticos”, como bem definiu Aristóteles, há 2500 anos. Portanto,o ato de participar é uma condição humana.
Em poucas palavras é possível definir Poder como a capacidade de transformar as vontades dos outros na própria vontade. Etienne de La Boétie, filósofo doSéculo XVI, em seu livro Discurso da Servidão Voluntária descreve bem a relação de Poder: quando um indivíduo manda, seu poder vem não dele mesmo, mas dos outros que se submetem! Desta forma entendido,é também possível concluir que se um povo deixa de acreditar em seu líder e busca soluções para os problemas políticos, ele pode construir novas formas de relação social. E isso se chama Política: umatomada de decisões que visa atingir interesses, os quais vão refletir na coletividade. E a Política está atrelada à Ética, que orienta as ações do Homem, pois todo ato humano está fundamentado emvalores e interesses.
Eis então, o valor da Democracia, que também remonta da antiga Grécia, onde os habitantes da pólis (cidade) debatiam necessidades e interesses e o resultado eram as decisões querefletiam na vida de todos os habitantes. Hoje, a unidade política passou a ser o país. Temos o Estado-nação, não mais a cidade-Estado. O conceito de democracia também se expandiu para o acesso de todosos indivíduos à administração da sociedade, passando pela questão da representatividade, ou seja, um sistema no qual o indivíduo elege algumas pessoas que vão representar seus interesses naadministração desta sociedade, os quais são, de certa maneira, compartilhados por outros indivíduos. Daí a importância de se manter ativo e vigilante, acompanhando o trabalho daqueles que se elegeu.
Apesar...
tracking img