Encefalopatia espongiforme bovina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Encefalopatia Espongiforme Bovina
Introdução
Caracterização geral
Encefalopatia Espongiforme Bovina (Bovine Spongiform Encephalopaty – BSE) é uma doença infecciosa e degenerativa que afeta osistema nervoso central de bovinos. Possui caráter progressivo e fatal. É também conhecida como "doença da vaca louca", apesar de afetar indistintamente machos e fêmeas.
Etiologia
A doença é causada poruma proteína conhecida como príon. Os prions são agentes menores que os vírus e não possuem material genético (DNA ou RNA). A infecciosidade dos príons foi descrita em 1982 por Stanley Prusiner, daUniversidade da Califórnia (EUA), trabalho que lhe valeu o prêmio Nobel em 1997.
Além da BSE, os príons causam encefalopatias espongiformes em outras espécies:
• ovinos: scrapie
• humanos:creutzfeldt-jakob (CJD), kuru, gerstmann-sträussler
• felinos: encefalopatia espongiforme felina
Os príons são extremamente resistentes, suportando temperaturas usuais de cozimento por horas, além de nãoserem inativados pela maioria dos produtos químicos, como hipoclorito de sódio. Solventes orgânicos, como o benzeno, inativam os príons.
Epidemiologia
As encefalopatias causadas por príons ainda sãoobjeto de profundo estudo pela comunidade científica e muitas questões ainda estão pendentes. A origem da epidemia ainda não está provada, existindo diversas teorias. Todavia, com base nos conhecimentosatuais, pode-se descrever a seguinte história natural da doença:
Fonte de infecção: primariamente animais enfermos. Ainda se discute a possibilidade da existência de portadores sãos e o longoperíodo de incubação dificulta sua identificação.
Via de eliminação: os príons não são eliminados. Eles permanecem nos tecidos infectados.
Via de transmissão: via digestiva, principalmente, através daingestão de tecidos infectados.
Porta de entrada: trato digestivo.
Susceptível: animais sadios. Discute-se a possibilidade da existência de predisposição genética de certos animais.
Outras formas...
tracking img