Como era usadas as especiarias no passado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Especiarias
Anne Moraes Sousa e Walter Ruggeri Waldman 2009

Especiarias
Anne Moraes Sousa e Walter Ruggeri Waldman
2009

Especiarias
Anne Moraes Sousa e Walter Ruggeri Waldman 2009

Especiarias
O experimento proposto neste material está relacionado às descobertas marítimas, quando as especiarias eram algumas das mercadorias mais valiosas comercializadas. Especiarias eramcomercializadas porque eram exóticas e de difícil obtenção, portanto símbolo de status. Além disso, especiarias têm propriedades medicinais e antimicrobianas, importantes para a conservação dos alimentos, principalmente em uma época em que não havia geladeiras.

Especiarias – descobertas marítimas
Entre os séculos XI e XIV, durante o sistema feudal, era comum a exploração dos camponeses pelos nobres.Antigas áreas de pastagem foram ocupadas por muitos servos e camponeses refugiados desta exploração; florestas foram derrubadas porque esta ação garantia a subsistência dos refugiados. Ao mesmo tempo, outros problemas como alterações climáticas e péssimas colheitas resultaram em baixa produtividade agrícola e alta nos preços dos produtos; o esgotamento de pedras preciosas também gerou dificuldadeseconômicas. Este quadro teve como conseqüência as revoltas, fugas e protestos de camponeses e servos [i]. Tanta desgraça era vista pelos europeus religiosos como uma vingança de Deus. Mas nada foi tão devastador como a epidemia de peste negra que assolou cerca de 1/3 da população européia. A doença era aterrorizante. As dores eram muito fortes e podia levar à morte em cinco dias após a manifestação dosprimeiros sintomas. Tudo que saía do corpo do doente - hálito, suor, sangue dos pulmões - tinha cheiro extraordinariamente ruim. Médicos receitavam remédios exóticos como melaço de dez anos, picadinho de serpente, mirra, açafrão, compostos feitos com especiarias raras, pérolas ou esmeraldas trituradas e até pó de ouro. Naquela época, já ficava evidente que alguns pacientes estimavam o valorterapêutico do remédio pelo seu custo [ii]. Os médicos usavam especiarias como prevenção contra a peste por acreditarem que sua propagação se dava pelos “humores” emitidos pelos doentes e pelos corpos em decomposição. Os humores, segundo a crença da época, seriam os propagadores da doença e o cheiro ruim exalado pelos contaminados seria um tipo de disseminador da epidemia. O uso de uma máscara deespeciarias era a ferramenta da época para que não se sentisse o cheiro dos humores [iii].

Figura 1: Representação da vestimenta que era usada para evitar contato direto com pessoas doentes. O bico era cheio de especiarias.

Foi nesse momento que, para superar os problemas gerados pela crise do século XIV, os europeus se lançaram aos descobrimentos marítimos. Em 1492, Colombo acreditava ter chegadoàs Índias quando avistou terra. Ele encontrou no Haiti uma pimenta bem diferente da convencional, o chili, e a levou consigo

Especiarias
Anne Moraes Sousa e Walter Ruggeri Waldman 2009
para a Espanha. Para muitos, entre eles os apreciadores da boa comida e do comércio, esse foi o maior benefício de sua expedição. A pimenta chili, chilli ou Chile é também encontrada na região andina daBolívia, do Peru e do Equador. Na comida, elas somam sabor e também “calor” (que é como chamamos as comidas com muita pimenta). São conhecidas mais de 3 mil variedades de pimenta chili; elas diferem em forma, cor, tamanho, sabor e grau de pungência (o tal do “calor” citado acima), possuem vitamina C, tem poucas calorias (não confundir com o “calor”) e contêm potássio, fósforo, magnésio e ácido fólico[iv]. Em 1498, Vasco da Gama e sua tripulação se aproximaram da Índia em busca de especiarias. Os governantes indianos estavam dispostos a trocá-las por ouro, o que contrariava os planos dos portugueses para assumir o controle mundial do comércio das especiarias. Cinco anos depois, Vasco da Gama retornou com armas e soldados para conquistar Calicut e, consequentemente, o controle do comércio da...
tracking img