Teoria da contabilidade ativo e passivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
16. O que é o Ativo? Cite exemplos.
Compreende um conjunto de bens e direitos à disposição da Administração de uma entidade para gerir a entidade. Possui um potencial de gerar benefícios no futuro(fluxos de caixa positivos). As empresas fazem uso dos ativos para a manutenção de suas atividades visando a geração de Receitas. Ex. caixa, moedas, automóveis, bens (móveis e imóveis), direitos, entreoutros.
Geram benefícios econômicos futuros, trazem benefícios ou tem potencial para gerar receita, e logo, lucro à empresas. Investimentos

17. Qual a distinção entre bens tangíveis eintangíveis? Cite exemplos.
Tangíveis: possuem forma física, são palpáveis, materiais, visíveis a olho nu. Ex. veículos, imó veis, terrenos, estoques de mercadoria, etc.
Intangíveis: bens incorpóreos, nãoconstituídos de matéria, não se pode tocar ou pegar (invisíveis). Ex. marcas, patentes de invenção, imagem, posição comercial.

18. O que são Direitos, enquanto componente do Ativo de uma empresa? Citeexemplos.
São direitos a receber, o poder de exigir alguma coisa. Ex. aluguéis a receber, promissórias a receber, ações a receber, dinheiro depositado em banco, etc.

19. Quais são os métodos maisimportantes de avaliação de um Ativo?
a) Custo histórico/original: valor de entrada ou de custo
b) Custo histórico corrigido: corrigido por um índice geral de preço
c) Custo de resposiçãod) Custo de reposição corrigido
e) Valor Justo: valor de mercado

20. O que é o Passivo? Cite exemplos.
É uma obrigação da entidade, em que a sua liquidação se dará mediante saída derecursos capazes de gerar benefícios econômicos. São dívidas com terceiros. Ex. empreéstimo bancário (empréstimo a pagar), fornecedores ou duplicatas a pagar, salários a pagar, etc.

21. O que sãoprovisões? Cite exemplos.
São exigibilidade que podem ser mensuradas mediante a utilização de um certo grau de estimativa. Não possuem valores ou vencimentos exatos,sendo passivos estimados. Envolvem...
tracking img