Condimentos e especiarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Condimentos

“Os condimentos fazem toda a diferença. Usados adequadamente,
podem transformar uma simples receita num prato sofisticado.
Em exagero, podem comprometê-la irremediavelmente. Em ambos
os casos, o resultado será sempre inesquecível.”

Sinônimo de tempero, condimento deriva do latim condimentum, que tem origem em condire (preservar), significando aquilo que se junta aos alimentospara realçar o seu sabor. Utilizam-se em quantidades moderadas, para temperar a comida.
No passado, quando havia muito menos alimentos importados e processados, os condimentos permitiam que se pudessem apreciar diariamente os mesmos alimentos das mais diversas formas.

Baunilha (Vannila aromatica)
Este condimento é o fruto alongado (vagens) de uma orquídea originária da América Central. Amelhor baunilha cresce em Madagáscar, e são os cristais brancos da vanilina que se agarram à vagem que lhe dão o seu sabor e magnífico aroma. As vagens são caras, mas podem ser utilizadas várias vezes e guardadas num boião de açúcar, a que transmitem o sabor, para utilização em pudins.
* A baunilha é muito utilizada em gelados e em doces à base de leite e creme, mas também em chocolate efrutas de sabor suave (não muito ácidas). É usada também para condimentar pratos salgados – peixe estufado, molhos para peixe –, resultando em combinações de sabores diferenciados.

Sal Marinho Integral
Apesar de o sal ser essencial para uma boa saúde, na alimentação moderna utiliza-se, regra geral, uma enorme quantidade deste "alimento" e, pior ainda, o sal moderno é sal refinado, 99,9% cloreto desódio ao qual muitas vezes é adicionado iodo e dextrose (açúcar). O sal refinado provoca muito mais sede e pode afetar o funcionamento renal.
* Em contrapartida, o sal marinho integral preserva muito dos minerais e oligoelementos inexistentes no sal refinado e tem um sabor menos salgado e ligeiramente adocicado.No sal marinho integral encontramos uma quantidade aceitável de magnésio, flúor,brómio, cloreto de cálcio, e de elementos traço e conseqüentemente numa alimentação saudável uma das primeiras alterações a fazer é substituir o sal refinado pelo sal integral.
* O sal deve ser utilizado na preparação dos alimentos e não à mesa, a não ser muito excepcionalmente. O hábito português de salpicar a comida com sal (mesmo que seja de boa qualidade) é prejudicial para a saúde, peloque deve ser o mais possível evitado.

Molho de Soja Natural - o Shoyu
Apesar de relativamente pouco conhecido em Portugal, o molho de soja é um tempero básico em todo o Oriente e na culinária natural e pode ser usado em sopas, massas, vegetais, feijões e algas. O seu sabor subtil combina bem com sabores doces, picantes ou ácidos. O Shoyu é produzido a partir do feijão soja, trigo e sal marinhoque são fermentados e envelhecidos em barricas de madeira.
* O molho de soja Shoyu deve ser utilizado na culinária, e só excepcionalmente à mesa. Ajuda a digerir os cereais integrais e os vegetais; tem uma enorme quantidade de proteína, minerais e vitaminas do grupo B.

Pasta de Soja - o Miso

O Miso é utilizado no Oriente há séculos e os japoneses dizem que este alimento foi um presentedos deuses para a humanidade; o Miso é um puré com um sabor salgado e levemente doce, produzido a partir de feijão de soja e sal fermentados com cevada ou arroz (as variedades mais conhecidas); é principalmente utilizado na preparação de sopa, a famosa sopa de Miso, mas pode também ser usado na preparação de pratos à base de vegetais, molhos, pastas e pickles.
* O Miso contém enzimas quemelhoram a digestão e fortalecem a qualidade de sangue; tem um elevado teor em proteína, vitaminas e minerais; segundo muitos estudos realizados o Miso ajuda a prevenir e a tratar o cancro da mama, doenças cardiovasculares e doenças provocadas por radiação

Páprica

É utilizada na forma de condimento em pó produzido a partir de pimentas vermelhas de tamanho médio. A pimenta vermelha é obtida de...
tracking img