Introdução
Esse é o desafio nos dias actuais.
Ninguém nasce gostando de ler, somos educados para certos hábitos e nos identificamos com certas necessidades que, com o passar do tempo, vamosdescobrindo. Os pais precisam investir na leitura, incentivar os filhos a lerem o máximo.
Somos educados para certos hábitos e nos identificamos com certas necessidades que vamos descobrindo ao longo danossa existência. As famílias precisam investir na leitura, incentivando seus filhos a lerem o máximo que puderem.

A formação do hábito de ler pode encontrar um paralelo na formação do hábitoalimentar: assim como a criança come o que a família ou grupo consome, levando em consideração a cultura, o poder aquisitivo, e o tempo disponível no preparo da alimentação, a criança também só irá formarhábitos de leitura se esses mesmos factores forem satisfatórios (cultura, poder aquisitivo e tempo), com o agravante da leitura não constituir insumo básico para a sobrevivência física. No entanto, ahabilidade de ler e entender o mundo e seus códigos é um dos principais factores de inclusão social, competitividade e sobrevivência cultural.
Numa casa onde se encontra de tudo, menos alguns exemplaresde livros, crianças não encontrarão o ambiente necessário para uma boa formação intelectual.
Com certeza, a escassez de livros numa casa será recompensada pela qualidade do interesse de pais quedemonstrem gosto pela leitura, e o pouco que tem para ler, o fazem com sofreguidão. Se crianças esbarram com pais que, volta e meia, estão com livros na mão, compulsando-os avidamente, terão seu interessedespertado para saber o que há de tão cativante em tais livros que prendem tanto a atenção de seus pais.
O exemplo de casa é, portanto, o principal incentivo para que, na tenra infância a criança jácomece a ter interesse pela leitura. Investimento que se faça também em leituras colectivas de livros, interpretação de textos e serões semanais para se contar historias para as crianças serão de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Como cultivar o amor a leitura. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Cultivar-o-Amor-a-Leitura/48718.html

MLA

"Como cultivar o amor a leitura" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Cultivar-o-Amor-a-Leitura/48718.html>.

MLA 7

"Como cultivar o amor a leitura." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Cultivar-o-Amor-a-Leitura/48718.html>.

CHICAGO

"Como cultivar o amor a leitura." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Cultivar-o-Amor-a-Leitura/48718.html.