Como cultivar amor a leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Vivemos numa época em que impera o audiovisual, mas os livros continuam a ser o principal instrumento de estudo. Nas nossas escolas, começa a surgir, timidamente, o vídeo educativo (coisa que no Primeiro Mundo já é um facto). A indústria do entretenimento evoluiu, mas os livros continuam a ser, também, fonte de entretenimento. Tudo indica que passarão muitos anos até que o livropossa ser substituído, com vantagem, por outros auxiliares de aprendizagem. O livro é um material disponível e de fácil acesso (podemos consultá-lo gratuitamente numa biblioteca, ou comprá-lo numa livraria). Convirá, pois, saber lidar com os livros, sobretudo manuais, e aperfeiçoar as técnicas de leitura activa.
É natural, e até saudável, que um jovem ocupe parte do seu tempo com a música, odesporto ou o convívio. Mas o estudante que deseja preparar o seu futuro tem de consagrar também uma boa parcela de tempo aos estudos. Sejamos sinceros em admitir que o bom hábito de ler não é o ponto forte de muitos estudantes. A boa notícia: podemos inverter o quadro, ou seja, ainda podemos desenvolver amor à leitura.

2. Porquê desenvolver amor à leitura?

Responder à esta questão é equivalentea fazer uma abordagem sobre a importância da leitura. Ir às aulas não basta para garantir pleno êxito nos estudos. “É preciso ler e, principalmente, ler bem. Quem não sabe ler, não saberá resumir, não saberá tomar apontamentos e, finalmente, não saberá estudar”.
Diz-se que “mais vale não saber ler do que saber, e não o fazer”. Diz-se que “o pior tolo não é aquele que não sabe ler, mas simaquele que, sabendo, não o faz”. Diz-se que “quem não lê, perde muita coisa”. diz-se muitas coisas “más” sobre os que raramente lêem, e coisas ainda “piores”sobre os que, sabendo, não têm o bom hábito de ler.
Então, porquê desenvolver o amor à leitura? É necessário desenvolver o amor à leitura por várias razões que são: (1) porque “para elaborar trabalhos de pesquisa, é necessário ir às fontes, aosautores, aos livros; é preciso ler, ler muito e, principalmente, ler bem (Idem, Ibidem, 34) ”; (2) porque a leitura amplia e integra os conhecimentos; (3) porque a leitura desonera a memória; (4) porque a leitura abre cada vez mais os horizontes do saber; (5) porque a leitura enriquece o vocabulário e a facilidade de comunicação; (6) porque a leitura disciplina a mente e alarga a consciência pelocontacto com as várias perspectivas de abordagem de um mesmo problema.

3. Como desenvolver amor à leitura?

Você já leu um livro do princípio ao fim? Você é cristão ou muçulmano? Já fez uma leitura completa da Bíblia ou do Alcorão? Já pensou em fazê-la? No item anterior, demonstrámos a importância da leitura e as razões pelas quais devemos desenvolver amor por ela. Cabe, agora, demonstrarcomo desenvolver esse sentimento, essa inclinação pela leitura.
Ler um livro pode parecer entediante, principalmente, quando se tem “opções mais aliciantes” (assistir à televisão, navegar na Internet, etc.), mas, não o é. O que devemos fazer é encarar a leitura como um desafio. Por mais tédio que um livro nos cause, devemos considerar a sua leitura como um passo na jornada em direcção à nossaformação (se um livro corresponde a um passo, dez livros correspondem a dez passos, cem livros correspondem a cem passos…).

Vivemos na “Era da Distracção Digital”, tudo é interessante, menos ler um bom livro. Devemos aprender a gerir quer a nossa distracção quer a nossa atenção. Portanto, urge a necessidade de descobrirmos os nossos “pontos de concentração”. O que é mais importante para si: a suaformação ou o ténis que está na moda? A imprensa “cor-de-rosa” é a sua área de formação? Então, porquê você sabe mais sobre as “pseudocelebridades” actuais do que sobre as verdadeiras celebridades, pessoas que mudaram e ajudaram o mundo (Schloredt e Brown, 1989; Rena, 1996; Cury, 2004; Cury, 2005; Cury, 2009)? Você já procurou saber sobre os efeitos colaterais do consumo exagerado dos meios de...
tracking img