Comite de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade: Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Curso: MBA em Gestão de Pessoas

Disciplina: Dimensão humana na governança corporativa

Professor: Ugna Pereira Martins

Nome: Ester Regina Gonçalves de Souza RA: 2213313378

PROJETO: Elaboração de proposta para formação de um Comitê de Recurso Humanos da Distribuidora S/A

INTRODUÇÃO
A Distribuidora S/A é uma empresa familiarlocalizada na região de Sorocaba no estado de São Paulo, atuando no comércio atacadista nos produtos farmacêuticos, médicos, hospitalares, cosméticos e perfumaria mantém – se em grande destaque no mercado tornando - se líder em seu segmento onde atua há mais de 35 anos com cerca de 50 profissionais diretos e indiretos altamente qualificados e mais de 3.000 clientes cadastrados. Em 2010, com ointuito de atingir seu recorde de desenvolvimento, identifica a necessidade de executar uma capitação de recursos para investimento e enfrentando muita dificuldade com o relacionamento familiar empresarial, seus administradores decidiram recorrer ao sistema da Governança Corporativa, assumindo a responsabilidade de se ajustar no nível de Novo Mercado.
Ao adquirir de forma voluntária ao NovoMercado, com o objetivo de alcançar um equilíbrio entre a valorização de suas ações com o de segurança oferecido aos investidores, a Distribuidora S/A dispõe-se a cumprir as seguintes obrigações:

• Garantir as melhores práticas de Governança Corporativa e coordenar o processo de implementação de tais práticas;
• Zelar pelo bom funcionamento do conselho de administração recomendando parâmetros paraa compensação dos executivos e planos de sucessão e revisar suas políticas de compensação para o corpo de funcionários.
• manter o conselho de Administração informado e atualizado acerca das regulamentações praticadas no mercado;
• Elaborar perfis para os cargos do Conselho de Administração e da Diretoria da Companhia;
• Revisar periodicamente o código de ética da companhia, assim como outrosdocumentos relacionados à Governança Corporativa.
Este projeto tem como principal objetivo a criação de uma proposta para formação de um Comitê de Recursos Humanos dentro da Distribuidora S/A, delineando seu objetivo, sua estrutura, responsabilidades e sua conduta ética.

PAPEL DOS COMITÊS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Como o principal objetivo da Distribuidora S/A é tornar aGovernança Corporativa uma regra de trabalho, deverá atender a um código de boas práticas de Governança Corporativa começando pela criação de um Conselho de Administração. O Conselho de Administração deverá ser conduzido pelos Comitês estabelecidos de acordo com as regras da Distribuidora S/A, sendo um deles o Comitê de Recursos Humanos, objeto deste projeto.

PROJETO PARA COMITÊ DE RECURSOSHUMANOS

- Objetivo: O Comitê de Recursos Humanos terá como dever orientar e conduzir o Conselho de Administração em relação a avaliação da política de remuneração, ou seja, salário, bônus, compra de ações incluindo também a analise de regras utilizadas para a contratação e demissão de executivos.

- Estrutura: A composição do Comitê será de ate cinco membros eleitos, sendo estes,o Presidente do Conselho de Administração, 1(um) Conselheiro, 2(dois) especialistas externos e o Diretor Vice-Presidente de Pessoas e Gestão tendo o mandato de até um ano podendo ser reeleito por mais um ano. A Diretoria terá a responsabilidade de indicar cinco membros que formara o Comitê de Recursos Humanos, tendo também como responsabilidade a designação de um dos membros para a função depresidente. Um dos membros do Comitê de Recursos Humanos terá como requisito ter experiência em gestão de recursos humanos. Os membros do Comitê de forma alguma poderão fazer parte do setor administrativo da empresa. 

- Responsabilidades: O Comitê terá como responsabilidade a elaboração de um estatuto escrito que lhe servirá como Lei contendo suas regras, propósitos e detalhamento de suas...
tracking img