Comercio justo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Essa pesquisa tem por propósito, discutir a prática do comércio justo. Refere-se a uma forma de comercialização em que o objeto produzido é apenas uma dimensão do ato de comprar. Tão importante quanto o objeto em si, são as pessoas que o produziram, a forma que o objeto foi produzido, os impactos ambientais provocados por essa atividade e o território ocupado por essaspessoas. O comércio justo e uma condição chave e necessária para fortalecimento do elo mais fraco da cadeia produtiva, da cultura e do meio ambiente local. Buscando educar as pessoas para que haja cooperação, solidariedade e consumo responsável.

“Comércio Justo: uma alternativa para uma globalização econômica e solidária”.

Diante do modelo de relações próprias do comércio tradicionalque se baseia na concentração de riquezas, e de forma abusiva acaba promovendo escassez de recursos naturais, destruição ambiental e desigualdades sociais. Buscam-se no mundo modos alternativos de proporcionar equidade nas relações comerciais. Através de iniciativas locais e idéias sustentáveis e consumo ético, originou-se o comércio Justo. Tal comércio deve ser acompanhado do clima de confiança,de um sentido de solidariedade e de uma consciência integral por parte de todos os interessados nesta cadeia comercial.

O tema escolhido justifica-se pelo fato de agregar valor teórico e prático a ciência da administração. Propondo a necessidade de se discutir e compreender, a realidade e necessidades de quem produz, comercializa e consome produtos e serviços dos empreendimentossolidários. Em segundo plano busca-se desenvolver a importância da conscientização, sobre questões relacionadas ao modo de produção comercialização e consumo de produtos e serviços, tendo como foco a forma ética e sustentável de praticar essas ações.

Como objetivo desta pesquisa, pretende-se promover um estudo definindo e caracterizando corretamente o comércio justo no cenário brasileiro.Será possível em uma cadeia comercial complexa incentivar o consumidor a pagar um valor mais alto por produtos certificados do comércio justo e empreendimentos solidários ao invés do convencional mais barato?

Será que o Comércio Justo, realmente atua de forma transparente e ética em relação ao pequeno produtor?

Observa-se que não são todos os produtos certificados pelocomércio justo que tem um custo mais elevado em relação aos convencionais. Nos casos em que os produtos certificados do comércio justo custam mais, deve ser levado em conta não somente os custos de produção calculados pelo produtor, mas também os custos necessários para que possa chegar ao consumidor final. O preço justo também deve ser para quem paga, é importante deixar claro qual e a base de cálculoque o produtor utilizou para calcular o preço de seu produto, assim o pagamento do preço justo acaba sendo natural, pois o consumidor reconhece que não esta sendo explorado. Dessa forma, no cálculo do preço justo não pode haver abuso nem aumento injustificado encarecendo o preço final do produto.

O comércio justo envolve gestão transparente e relações que tratam de forma justa erespeitosa os parceiros comerciais. Os agentes envolvidos garantem pagamento imediato para os seus parceiros, e sempre que possível ajudam os pequenos produtores com o acesso a financiamento antes da produção ou colheita. Pagamento justo no contexto regional ou local, mediante acordo e participação, cobrindo custos e permitindo uma produção socialmente justa e ecologicamente segura. Respeitando o pagamentode forma igual tanto para homens quanto para mulheres, promovendo trabalho seguro e saudável e no caso de crianças que ajudam nos trabalhos do campo devem ser levados em conta seu bem estar e segurança, suas obrigações educacionais e também a necessidade de brincar, havendo consonância com a convenção das Nações Unidas sobre direitos da criança, bem como leis e normas locais, além de...
tracking img