Questionrio de freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões

1. Quais os três usos do termo psicanálise?
• um método de investigação da mente e seu funcionamento;
• um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano
• um método de tratamento psicoterapêutico

2. Quais são as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?
Praticava a Hipnose, a técnica da concentração e o abandono dos questionamentosiniciais de uma seção.

3. Quais foram as descobertas finais que configuraram a criação da psicanálise?
A criação da psicanálise é baseada na função sexual e sua existência desde o principio da vida do indivíduo no desenvolvimento da sexualidade e seu tempo e lívido.

4. Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico.
Inconsciente, pré-consciente e consciente.5. O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?
Descobriu que na maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizado nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais.
6. Como se caracterizam as fasesdo desenvolvimento sexual?
• Fase oral: a zona de erotização é a boca;
• Fase anal: a zona de erotização é o ânus;
• Fase fálica: a zona de erotização é o órgão sexual
• Período de latência: caracteriza-se por uma diminuição das atividades sexuais, que se prolonga até a puberdade, ou seja, é um intervalo na evolução da sexualidade;
• Fase genital: última fase, atingida na puberdade, oobjeto de erotização não está mais no próprio corpo, mas no do outro.
7. Caracterize o complexo de Épido.
É em torno do complexo de Édipo que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo. Acontece entre 3 e 5 anos, durante a fase fálica. No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do filho, e o pai é o seu rival, que impede o seu acesso ao objeto desejado. Ele procura então ser o paipara “ter” a mãe, escolhendo-o como modelo de comportamento. Posteriormente, por medo da perda do amor do pai, “desiste” da mãe, isto é, a mãe é “trocada” pela riqueza do mundo social e cultural, e o garoto pode, então, participar do mundo social, pois tem suas regras básicas internalizadas através da identificação com o pai. Esse processo também ocorre com as meninas, sendo invertidas as figurasde desejo e de identificação.
8. O que é Realidade Psíquica?
É aquilo que, por mais que não tenha acontecido em na realidade objetiva, assume valor de real. Com a mesma força e conseqüências de uma situação real. Tudo aquilo que para o individuo, assume valor da realidade.
9. Como se caracterizam os modelos econômico, tópico e dinâmico do funcionamento psíquico?
• Econômico: existe umaquantidade de energia que alimenta os processos psíquicos.
• Tópico: o aparelho psíquico é constituído de um número de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, o que permite considerá-lo como lugar psíquico.
• Dinâmico: no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão, permanentemente, ativas. A origem dessa força é a pulsão.
10. Como secaracteriza a Pulsão?
A pulsão refere-se a um estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão deste estado. Eros é a pulsão de vida e abrange as pulsões sexuais e as de auto-conservação. Tanatos é a pulsão de morte, pode ser autodestrutiva ou estar dirigida para fora e se manifestar como pulsão agressiva ou destrutiva.
11. O que é sintoma?
Na teoria psicanalítica, é uma produção –quer seja um comportamento quer seja um pensamento – resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa. O sintoma ao mesmo tempo em que sinaliza, busca encobrir um conflito, substituir a satisfação do desejo. Ele é ou pode ser o ponto de partida da investigação psicanalítica na tentativa de descobrir os processos psíquicos encobertos que determinam sua formação.
12....
tracking img