Comercio injusto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Premissas
1.
O comércio justo envolve a compra de produtos a um preço acima do valor de mercado. Se não fosse assim, seria considerado como uma venda de mercado normal. Neste caso,resumidamente estamos a pagar mais pelo mesmo produto. A única sensação que é transmitida pela compra de um produto através do comércio justo é a sensação que se está a fazer algo para tentar aumentar a qualidadede vida destes produtores, o que também nem sempre se verifica. (margarida)
2.
O comercio justo em vez de ser uma solução faz parte do problema que afecta os mercados,pois ao pagar-se mais do queo preço normal do produto está, mesmo que involuntariamente, a levar para um mercado já por si lotado e em que estes produtores competem directamente entre si. Isto leva invariavelmente a uma descidados preços do bem em questão, o que é exactamente o oposto ao que se pretende. (André)
3.
Este tipo de Organização actua de forma a poder contra o máximo possível no nr de intermediários(distribuidores). Desta forma, estes saem seriamente prejudicados. Os distribuidores, como o nome indica, escoam o produto para diferentes zonas, podendo, desta forma, fazer com que o produto chegue a maisconsumidores. É errado então cortar nos distribuidores, pois assim o bem chega a um número menor de possíveis clientes. ( Miguel)
4.
A existência do comércio justo penaliza os comerciantes nãopertencentes a esta iniciativa. (comercio tradicional local e produtores nacionais p.e.). A existência do comércio justo afecta o comércio local adjacente a estas lojas e afecta também a compra do produtonacional. (Joana)
5.
Os produtores do comércio justo são pagos acima do que verdadeiramente deviam ser pagos. Ao serem pequenos produtores, o seu custo de produção será bastante mais elevado emcomparação com os grandes produtores. ( Gonçalo)

6.
Para o comércio ser mais livre é preciso que as taxas alfandegárias sejam abolidas tanto nos países ricos como nos países pobres, bem como os...
tracking img