Comercio eletronico - sistemas para internet e software livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas para Internet e software livre

O comércio eletrônico favorece novas formas de obtenção de ganhos de competitividade nos negócios, interferindo na cadeia de valor adicionado a produtos e serviços dirigidos ao consumidor ou em transações entre empresas. Abordaremos desde onde se inicia a transação, mostrando o funcionamento das arquiteturas cliente/servidor e sistemas distribuídos.Essas tecnologias possibilitaram o comércio eletrônico a expandi-se rapidamente em todo o mundo, trazendo com ele diversificados modelos de negócios.
Com o crescimento da Internet, os softwares livres ganham cada vez mais adeptos. Suas vantagens e riscos, assim como, análise de custo/beneficio e implantação serão detalhados a seguir.
3.1. Arquitetura Cliente-servidor
Cliente-servidor é um modelocomputacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceitoser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.
Muitas vezes os clientes e servidores se comunicam através de uma rede de computador com hardwares separados, mas o cliente e servidor podem residir no mesmo sistema. A máquina servidor é um host que está executando um ou mais programas de servidor que partilham os seus recursos com os clientes.
Um cliente nãocompartilha de seus recursos, mas solicita o conteúdo de um servidor ou função de serviço. Os clientes, portanto, iniciam sessões de comunicação com os servidores que esperam as solicitações de entrada.

3.4. Comércio Eletrônico
O comércio eletrônico favorece novas formas de obtenção de ganhos de competitividade nos negócios, interferindo na cadeia de valor adicionado a produtos e serviços dirigidosao consumidor ou em transações entre empresas. Sendo global em sua essência, o comércio eletrônico está expandindo-se rapidamente em todo o mundo;
Empresa-empresa (b2b) caracteriza-se pelas atividades relativas a transações entre empresas que compram e vendem produtos entre si.Este grupo se caracteriza por um número relativamente baixo de transações de alto valor financeiro.
O segundo bloco,das transações entre empresas e consumidores finais (b2c), conhecido também como loja virtual, se caracteriza por alto volume relativo de transações com baixo valor financeiro envolvido em cada uma delas.
O terceiro tipo de atividade é o C2C, abreviação simplificada de “Consumer to Consumer”, a transação on-line realizada entre pessoas físicas é uma espécie de “terceira onda” do comércioeletrônico. No início dos negócios na Internet, predominaram as transações entre empresas; em um segundo momento, assistimos a um forte crescimento das transações entre a empresa e o consumidor, e agora começa a se destacar também o comércio eletrônico realizado diretamente entre pessoas físicas. Essa ordem de evolução faz sentido se considerarmos que as empresas, por sua característica de inovação,estavam inicialmente mais preparadas para desbravar o novo ambiente de negócios. A partir do momento em que as pessoas físicas ganharam confiança na Internet, começaram a transacionar com as empresas e também diretamente com outras pessoas.

3.7. Conceitos básicos de software livre
Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation é osoftware que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como...
tracking img