Comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Magna Carta dita, em relação à usura, "Se alguém tomar algo, seja muito ou pouco, por empréstimo dos Judeus, e morrer antes de a sua dívida estar paga, a dívida não poderá implicar usura enquanto oherdeiro for menor, seja quem for o detentor." [1]
Usura é o nome dado a prática de se cobrar juros excessivos pelo empréstimo de uma determinada quantia de dinheiro.
Até a Idade Média a palavrausura era utilizada como sinônimo de juro. Essa prática era proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro. A cobrança de juros era considerada uma forma de se explorar uma pessoaque estava passando por uma situação difícil, portanto todos os empréstimos financeiros deveriam ser realizados sem cobrança de nenhuma taxa.
Porém, com a evolução do sistema financeiro os pensadoresda época começaram a achar justo que o credor recebesse uma parte dos lucros obtidos com seu empréstimo, sob a forma não de juros mas no novo conceito de ]]Liquidez]], que é um juro, segundo marioHenrique Simonsen que foi Banqueiro Mestre em Econometria, em sua obra INFLAÇÃO: Gradualismo X Tratamento de Choque, no período de 1964 a 1984, foi o único juro reconhecido pelo Governo de então, dai ochamado "Milagre Econômico" no juro-real e salutar, reconhecido crescimento - econômico mundialmente.
No final do século XV surgiram as primeiras tabelas disciplinando e limitando os valores cobradospelo empréstimo de dinheiro. Passou-se então a distinguir juro de usura.
Juro era a taxa cobrada dentro dos valores estipulados por uma tabela prevista em lei; Usura passou a ser o termo utilizadopara se referir a cobrança de taxas superiores ao limite máximo permitido.
A igreja acreditava, segundo o princípio latente de Liquidez, segundo M.H. Simonsen uma "sobre - taxa", que o usurário queadquirisse lucro sem nenhum trabalho e até dormindo contrariava a Palavra de Deus que diz no livro do Gênesis capítulo 3 versículo 19: "comerás teu pão com o suor do teu rosto" . Assim o usurário não...
tracking img