Abnt 11742

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A porta corta fogo geralmente passa despercebido no nosso dia - dia. Porém, poucos lembram que é um equipamento de grande importância e utilidade em caso de emergência.
O mesmo tem por finalidade impedir ou retardar o fogo e o calor, oferecer um caminho de fuga para as pessoas e facilitar a entrada dos bombeiros.
Este trabalho tem porobjetivo explanar a norma da ABNT 11742 referente á PORTA CORTA FOGO, apresentando detalhes de sua estrutura, utilidade, exigências e os cuidados que devemos tomar para que ela não nos falte em um momento de emergência.



2 DEFINIÇÃO E APLICAÇÃO DA NORMA
2.1 Definição
Seu papel é o de conter as chamas e o calor provenientes do fogo, razão pela qual ela é o equipamento aplicadonas saídas de emergência e nas escadas de incêndio, oferecendo um caminho seguro tanto para a fuga dos civis quanto para o acesso dos bombeiros que irão combater o fogo.
Por definição a porta corta-fogo é do tipo de abrir com eixo vertical, composta de batente, ferragens e da porta em si, com a função de impedir ou retardar a propagação do fogo e calor. (NBR 11742, 3.1).
2.2Aplicação
Há uma combinação entre a capacidade de resistência ao fogo (classe da porta) e sua aplicação nas edificações. Embora a Norma Técnica de referência (Norma ABNT NBR 11742) classifique as portas corta-fogo (P-30, P-60, P-90 e P-120) e até seu emprego (4,1 e 4,9), cada Corpo de Bombeiros Estadual estabelece um dos quatro tempos de resistência ao fogo (P) que a porta deveproporcionar, levando em conta a existência ou não de antecâmara e o cálculo de risco da edificação.
É exigência da Norma que a porta seja instalada com três dobradiças. Elas podem variar de modelo (fechamento por gravidade ou por dispositivo hidráulico – mola), mas nunca de quantidade. Também determinada por Norma é o uso da fechadura de sobrepor com trinco, item gerador deinterpretações equivocadas.
Devemos lembrar que a porta corta fogo oferece duas condições de segurança ao usuário: a primeira conter e impedir a propagação do fogo, a segunda: oferecer um caminho de fuga para nós civis e um fácil acesso aos bombeiros.
A fim de garantir o desempenho satisfatório da porta corta-fogo – conter as chamas e o calor – é obvio que ela deve estarfechada, o que não significa trancada. Erro muito comum é a colocação de fechaduras de chave não previstas em Norma ou cadeados. Em caso de incêndio quem irá buscar a chave no almoxarifado?
3 CONJUNTO PORTA CORTA FOGO E ACESSÓRIOS OPCIONAIS
3.1 Conjunto Porta Corta Fogo
* Batente ou Portal - Fabricado em aço galvanizado MSG nº 18 (1,2mm de espessura) em perfil especialmente dobrado para receber ainstalação da folha da porta.
* Folha da Porta - Fabricada totalmente em chapa de aço galvanizado, possuindo núcleo de isolante termo-acústico incombustível que proporciona alta resistência ao fogo. A porta corta-fogo possui estrutura interna em aço galvanizado que apresenta excelente desempenho de sua estabilidade mecânica tanto em uso normal como em condições de incêndio, verificações estasrealizados em ensaios mecânicos e de resistência ao fogo, no laboratório de Ensaios de Fogo do IPT.
* Fechadura - Dispositivo fabricado especialmente para travar e destravar uma porta corta-fogo construída totalmente em aço 1010/1020 ou em ferro fundido conforme NBR 13768 - Acessórios destinados à porta corta-fogo pra saídas de emergência - requisitos; podendo ser de sobrepor ou embutir.
*Dobradiças - Dispositivo destinado a sustentar e articular a folha da porta corta-fogo permitindo o movimento de abertura e fechamento da porta. Fabricada em aço-carbono de baixo e médio teor, podendo ser do tipo helicoidal (fechamento da folha da porta por gravidade) ou de mola (fechamento mecânico através de torque dado por regulagem na mola).
3.2 Acessórios Opcionais
* Barra antipânico -...
tracking img