Comenius

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAG
FACULDADE DO GUARUJÁ
PEDAGOGIA
2ºB

JOÃO AMÓS COMÊNIO

Prof.ª Solange

Andre Paulo Ferreira
Carla Scarpitta Luciti
Glaucia Regina G. Trindade
Karenina Assumpção Barboza
Nisoraide Andrade O. Areia
Tamara Barreto de Godoi

GUARUJÁ
2012
Biografia
João Amós Comênio em português, seu nome com origem em latim (Jan Amós Komensky). Em hebraico, a palavra Amós significa forte eambos possuíam as forças poderosas do amor, da fé, da luz, nascido em 28 de março de 1592 em Nivnice Moravia, hoje conhecido como república Tcheca.
Seu pai, Martinho Komensky era moleiro na região do sudoeste da Morávia, mais precisamente na localidade onde terá nascido seu filho Jan, a sua mãe Ana tinha recebido um nome bíblico que em hebraico, significa Graça. O pensador Comênio foi filhoúnico e perdeu os pais e irmãs aos 12 anos, sendo educado sem carinho por uma família de seguidores da igreja dos Morávios, vence muitas adversidades, cursou Teologia e adquiriu boa formação cultural e vasta cultura enciclopédica. Tornou-se pastor e também primeiro pedagogo da história ocidental, cientista e escritor tcheco, considerado o fundador da Didática Moderna.
Aos 26 anos regressa áMoravia, onde foi professor na sua antiga escola e pastor religioso em Fulnek, se casou com Madalena Vizovska e teve dois filhos. Mas era uma região conturbada por rebeliões, e disputas entre católicos e protestantes, estopim da Guerra dos trinta anos. Assume então o encargo de dirigir as escolas do Norte da Morávia. Mas a insurreição da Boemia, que praticamente da inicio á guerra dos 30 anos vaimarcar em definitivo a sua vida. Comênio perdeu a família-mulher e dois filhos, na epidemia de peste, além das suas escrituras por um incêndio.
Comênio não desanima e começa tudo de novo, em Leszno casa-se com Dorotéia Cirilo, mais uma vez um incêndio marca sua vida levando sua valiosa biblioteca.
A guerra político-religiosa e que foi também uma guerra civil com brutal perseguição aos nãocatólicos, obrigou Comênio a deixar a sua igreja e a entrar em clandestinidade. As perseguições religiosas acentuam-se e Comênio trabalha para ajudar os seus irmãos na fé.
Em 1648 sua esposa Dorotéia morre deixando cinco filhos, doente e desprestigiado entre os seus, estabeleceu-se em Amsterdã, na Holanda onde se casou de novo em 1649 com Johana Gajusová e retornou a seu trabalho como educador ereformador social. Prestigiado pelas autoridades, viu publicadas todas suas obras pedagógicas muitas já famosas. Comênio morreu aos 78 anos em 15 de novembro de 1671 em Amsterdã, Holanda e foi enterrado em Naarden, onde foi construído um mausoléu.

Fim da idade Medieval

Ultimo período do pensamento cristão: a Escolástica, século XII ao XVI

Com o declínio do Império Romano, decide-seentão criar uma religião geral, harmonizada com a filosofia grega, católica, unida em torno da autoridade do papa, chefe máximo da Igreja Católica, com objetivos morais e espirituais de compreender a fé, dominava a verdade, a política e a economia, a escolástica - ciência da escola, portanto, filosofia da escola. As artes ensinadas nas escolas pelos escolásticos. Essas artes eram divididas em Trivio:gramática, retórica e dialética; e quadrívio: aritmética, geometria, astronomia e música, dentre esses o principal era o aprofundamento da dialética ou debate. Os principais pensadores deste período dentre outros foram Santo Agostinho (354 – 430), com a filosofia de que a razão estava subordinada à fé e Tomás de Aquino, que introduziu a filosofia de Aristóteles, também defendia a subordinação darazão à fé, mas essa razão com mais autonomia, liberdade para a obtenção de respostas.
As fontes da Escolástica eram os antigos filósofos do período cristão, as sagradas escrituras e os padres da igreja, que tinham toda autoridade de fé e santidade, portanto considerada um dogma. Restrita a nobres e religiosos, e mesmo assim nem a todos.
A filosofia evoluiu, acompanhando a desintegração do...
tracking img