Colossus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Computadores Colossus

Colossus foi o primeiro eletrônico, digital e programável computador do mundo. Colossus e seus sucessores eram usados por criptoanalistas britânicos para ajudar a ler mensagens alemãs criptografadas durante a Segunda Guerra Mundial. Eles usavam válvulas termiônicas (válvulas eletrônicas) para executar os cálculos.

Colossus foi desenhado pelo engenheiro Tommy Flowerscom contribuição de Sidney Broadhust, William Chandler, Allen Coombs e Harry Fensom na Estação de Pesquisas do Correio, em Dollis Hill, para resolver problemas propostos pelo matemático Max Newman em Bletchley Park.

O protótipo, Colossus Mark 1, mostrou estar funcionando em Dezembro de 1943 e ficou operacional em Bletchley Park até Fevereiro de 1944. Um melhorado Colossus Mark 2 trabalhou pelaprimeira vez em 1 de Junho de 1944, apenas a tempo do desembarque na Normandia. Dez computadores Colossus estavam em uso até o fim da guerra.

Os computadores Colossus eram usados para ajudar a decifrar mensagens telegrafadas que tenham sido encriptadas usando uma máquina Lorenz SZ40/42 – criptoanalistas britânicos se referiam ao tráfico criptografado alemão como “Peixe” e chamavam a máquinaSZ40/42 e seu tráfico de “Atum”. Colossus comparava dois fluxos de dados, contando cada marca com base em uma função booleana programável. As mensagens criptografadas eram lidas em alta velocidade a partir de uma fita de papel. A outra corrente era gerada internamente, e foi uma simulação eletrônica da máquina Lorenz em vários ambientes de testes. Se a contagem marcada por uma configuração estava acimade um determinado limiar, seria enviado como uma saída para máquina de escrever.

O Colossus era usado para achar possíveis combinações de teclas das máquinas Lorenz – em vez da decodificação de uma mensagem interceptada em sua totalidade.

Apesar da destruição da maior parte dos hardwares e projetos do Colossus como parte de um esforço para manter um projeto secreto que foi mantido até adécada de 1970 – um segredo que privou alguns dos criadores de Colossus de créditos por seus avanços pioneiros em computação digital eletrônica durante suas vidas – uma réplica funcional de um computador Colossus foi completado em 2007.

Objetivos e Origem

Os computadores Colossus foram utilizados na criptoanálise de comunicações alemãs de alto nível, mensagens que tinham sido encriptadas usandoa máquina de criptografia Lorenz SZ 40/42; parte da operação do Colossus era emular a máquina eletromecânica Lorenz eletronicamente. Para encriptar uma mensagem com a máquina Lorenz, o texto original era combinado com um fluxo de bits-chaves, agrupados em cinco. O fluxo de chaves era gerado usando doze cataventos; cinco eram denominados rodas (pelos britânicos) χ ("chi"), outros cinco rodas ψ("psi") e os dois restantes eram “rodas de motor”. Inicialmente o Colossus foi usado para ajudar com a montagem das rodas, mas mais tarde verificou-se que ele poderia também ser adaptado para o processo de rompimento de rodas.

Colossus foi desenvolvido para a Newmanry, a seção de Bletchley Park responsável pela máquina de métodos contra a máquina Lorenz, liderada pelo matemático Max Newman. Elasurgiu de um projeto anterior que produziu um especial efeito de opto-mecânica comparação e contadora máquina chamada “Health Robinson”.

Os principais problemas com a Health Robinson eram relativa lentidão de retransmissões eletromecânicas e a dificuldade em sincronizar duas fitas de papel, uma perfurada com a mensagem cifrada, a outra representando os padrões produzidos pelas rodas da máquinaLorenz. As fitas tendiam a esticar quando estavam sendo lidas em cerca de 2000 caracteres por segundo, resultando em conta não confiáveis. Tommy Flowers da Estação de Pesquisa do Correio em Dollis Hill foi chamado para analisar o projeto que combinava com a unidade Robinson. Ele não se impressionou com as máquinas e, por sua própria iniciativa, projetou uma máquina eletrônica que armazenava os...
tracking img