Cogumelos e trufas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

O Reino Fungi 3
Cogumelos 4
Definição e Conceito 4
Como se Alimentam 5
Sapróbio 5
Parasita 6
Micorrízico 6
Como se reproduzem 7
Como se identificam 8
Onde se encontram em Portugal 9
Prados e Pastagens 9
Matos 9
Azinhais/Sobreirais 10
Pinhal 10
Eucaliptal 10
Usos Diversos 11
Espécies Comestíveis e Tóxicas 12
Outros Usos 13
-Medicina 13
- Tinturaria 13
- Rituais religiosos 13
Gastronomia 14
Trufas 16
O que é uma Trufa? 16
Trufa Branca ou trufa de Alba 17
A Trufa Negra (Tuber Uncinatum) 18
Desenvolvimento da Trufa ao Sol 19
As Micorrizas 20
A Frutificação da Trufa 21
A Nutrição da Trufa 21
A Túbera e a Ecologia 22
Os Solos Propícios para as Túberas 22
Forma de as apanhar 23Produção Anual. Preços e Usos 25
Conclusão 26




O Reino Fungi


O reino fungi é um grande grupo de organismos eucariotas, cujos membros são chamados fungos, que inclui microorganismos tais como leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e das bactérias. As células dos fungos têm paredes celulares quecontêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Os fungos apresentam assim diferenças, que permitem enquadrá-los num só grupo de organismos relacionados entre si. A disciplina da biologia dedicada ao estudo dos fungos é a micologia, muitas vezes vista como um ramo da botânica, mesmo apesar de os estudos genéticos terem mostrado que os fungos estão mais próximos dos animais doque das plantas.
Abundantes em todo mundo, a maioria dos fungos apresentam tamanhos bastante reduzidos. Têm modos de vida crípticos no solo, na matéria morta, e como simbiontes de plantas, animais, e outros fungos, tornando-se notados quando frutificam, seja como cogumelos ou como bolores. Os fungos desempenham um papel fundamental, quer na decomposição da matéria orgânica, quer nas trocas eciclos de nutrientes.

Os fungos são desde à muito tempo utilizados como uma fonte directa de alimentação, como no caso dos cogumelos e trufas, como agentes levedantes no pão, e na fermentação de vários produtos alimentares, como o vinho, a cerveja e o molho de soja. Desde a década de 1940, os fungos são usados na produção de antibióticos, como agentes biológicos no controlo de ervas daninhas epragas agrícolas. Os fungos podem decompor materiais artificiais e construções, e tornar-se patogénicos para animais e humanos, levando por vezes á perda de colheitas ou à deterioração de alimentos.

Os fungos colonizaram a terra provavelmente durante o Câmbrico (há 542 – 488 milhões de anos), muito antes das plantas terrestres e existirem, como comprovam fósseis semelhantes a líquenes que foramencontrados na formação Doushantuo no sul da China, datados de há 635 a 551 milhões de anos. Os líquenes eram um componente dos primeiros ecossistemas terrestres e a idade estimada do mais antigo fóssil de líquen é de 400 milhões de anos.
Bolor e mofo, leveduras e cogumelos: Todos estes nomes se referem ao mesmo elemento biológico; os fungos. Não são bactérias nem vermes, mas sim um tipo de vidaextremamente poderosa. Conseguem brotar em paredes feitas com cal, conseguem crescer dentro do frigorífico, mesmo a temperaturas abaixo de zero ou até digerir óleos. Precisam essencialmente de humidade, detestando ambientes secos. Os fungos possuem um corpo vegetativo ou soma que é composto por finos filamentos unicelulares chamados hifas, que formam uma rede microscópica junto ao micélio, que é poronde o alimento é absorvido. A parte mais notável de um fungo, são corpos frutificantes ou esporângios (estruturas reprodutivas que produzem os esporos).




Cogumelos



Definição e Conceito


Os cogumelos são estruturas macroscópicas produzidas por alguns fungos durante a reprodução sexuada, e que têm uma função semelhante aos frutos, ou seja, a produção, protecção e dispersão...
tracking img